Se você é um microempreendedor provavelmente já sabe que precisa emitir nota nos casos de prestação de serviço ou venda de produtos para pessoa jurídica, certo? Mas você sabe também qual o procedimento correto para emitir nota fiscal de empreendedor individual?
Em caso negativo, não se preocupe, pois vou ensinar o passo a passo, de forma bem simples, para emitir notas. Confira!
1º passo: obtenha a AIDF
A primeira ação que você precisa tomar é obter a AIDF – Autorização de Impressão de Nota Fiscal, que deve ser solicitada à Secretaria da Fazenda do estado ou do município, conforme o campo de vendas dos seus produtos ou das prestações dos seus serviços.
2º passo: providencie os talões
Depois que tiver a AIDF em mãos, o passo seguinte para emitir nota fiscal de empreendedor individual é simplesmente confeccionar os talões das notas. Para isso, indico que procure uma gráfica de confiança, que produza os blocos na quantidade que precisa e por um valor bacana.
Caso não tenha a permissão para fazer a emissão dos próprios talões de nota fiscal avulsa, tanto impressa quanto eletrônica, vale dizer que você também pode solicitá-las à Secretaria da Fazenda.
Antes de emitir nota fiscal de empreendedor individual, atenção!
Agora que já sabe como emitir nota fiscal de empreendedor individual, veja também alguns alertas que é importante conhecer antes mesmo de iniciar a emissão.
Obrigatoriedade para PJ
Como dito, o microempreendedor individual precisa emitir notas fiscais para serviços ou produtos vendidos para outras empresas. No entanto, isso não é necessário quando o destinatário (comprador) emite nota fiscal de entrada.
Obrigatoriedade para PF
O MEI também não precisa emitir notas para consumidores finais, ou seja, aqueles que são pessoas físicas, exceto quando solicitado.
Obrigatoriedade da NF-e
De acordo com inciso 1 do art. 94 da resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional o empreendedor não tem a obrigação de emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Porém, saiba que, caso ache necessário, a sua empresa pode emiti-la. A decisão é sua!
Importância de emitir nota fiscal
Embora a emissão da nota fiscal não seja obrigatória em alguns casos, devo dizer que esse documento é importantíssimo para empreendedores que visam crescer e ter uma empresa de sucesso.
Com ela, sua companhia transmite mais segurança e tem uma imagem mais profissional perante os comprados. E como viu, emiti-la não é um bicho de sete cabeças, não é mesmo?
Agora, para evitar problemas contábeis, indico que conheça também quais são os princípios fundamentais da contabilidade para o seu negócio. Confira!
Muito bom.
Me informarei mais sobre.
Bom dia.
[email protected]
E as implicações com a Justiça do Trabalho, como ficam?