É possível deixar de ser empreendedor? No caso de quem cria um negócio e passa a administrá-lo, eu diria que sim. Mas para quem atua como empreendedor serial, isso é completamente inimaginável!
Quer saber por quê? Confira o significado dessa modalidade de empreendedorismo e, se gostar da profissão, veja também o que é necessário para seguir esse caminho.
O que é um empreendedor serial?
O empreendedor é quem criar novos negócios. Logo, se você ligar essa ideia com o termo “serial”, descobrirá que esse tipo de empreendedor é alguém que tem a capacidade, criatividade e disposição para criar oportunidades frequentemente.
Porém, ao contrário do empreendedor que assume a gestão do seu próprio negócio, nesse caso, o profissional apenas desenvolve a ideia. A administração e o comando do que foi criado fica sob a responsabilidade de outra pessoa.
Com isso, o empreendedor serial tem tempo para estudar mercados, encontrar novas possibilidades e continuar seu trabalho de criação assídua de negócios inovadores e ousados, típicos de uma pessoa empreendedora.
O que é preciso para se tornar um empreendedor serial?
Se você gostou do tipo de serviço que é prestado pelo empreendedor serial, veja o que precisa para se tornar um:
1. Tenha um perfil empreendedor
Mais do que em qualquer outra profissão, para conquistar o sucesso atuando como empreendedor serial é imprescindível ter um perfil empreendedor, que geralmente é criativo, ousado, com uma visão diferenciada de mercado, e que adora a adrenalina de começar algo novo.
2. Seja observador
Para criar um novo negócio é preciso conhecer o que já existe, e está aí a importância de estudar o mercado, mas também é importante se atentar às inovações, tecnologias e oportunidades que surgem a cada instante.
Por isso, não adianta apenas ter ideias boas, é preciso saber observar o que já foi feito, a situação econômica, os hábitos de consumo e, só então, criar.
3. Obtenha um bom networking
Como o empreendedor serial não administra os negócios, para ter a oportunidade de criá-los e, inclusive, para obter recursos financeiros, nada melhor do que conhecer pessoas que desejem investir em novas ideias e também que entendam de administração de empresas, para gerir o que já foi desenvolvido.
Acredite em mim: só com um networking eficiente você terá a possibilidade de matar a sua sede de inovar e criar.
Agora me conte: você vai se tornar um empreendedor serial? Independente de qual seja a sua resposta, aqui vai uma dica matadora: se atente ao empreendedorismo digital. Ele está conquistando tudo e todos!