Veja o que faz um analista de marketing digital

Marketing Digital

Você Sabe o Que Faz um Analista de Marketing Digital? Veja Aqui!

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Se você está pesquisando e estudando as diversas possibilidades dos negócios digitais, mais cedo ou mais tarde vai se ver diante da seguinte dúvida: o que faz um analista de marketing digital?

Pensando nisso, preparei este artigo, no qual respondo essa pergunta e ainda explico a importância desse profissional para a sua empresa. Confira!

Surgimento e atribuições do analista de marketing digital

Com o surgimento de novas tecnologias, o marketing evoluiu e também conquistou seu espaço no digital, apresentando estratégias e ações criadas especificamente para esse mundo.

Dessa forma, o profissional de marketing precisou se atualizar a fim de acompanhar os avanços e oferecer às empresas seus conhecimentos sobre os famosos e-mails marketing, redes sociais, técnicas de SEO, anúncios online e diversas outras estratégias.

E, se você parar para analisar, verá que tais conhecimentos são tão específicos que exigem a presença de alguém capaz de dominar as novas nomenclaturas, ferramentas, ações e, principalmente, estratégias desse universo. Aí temos o analista de marketing digital!

Afinal, o que faz um analista de marketing digital?

Cada empresa tem suas necessidades, que ditam quais as atividades desse profissional. Porém, existem algumas atribuições gerais que podem ajudar a entender melhor o que faz um analista de marketing digital. Veja as principais delas:

  1. Analisa o mercado e a concorrência;
  2. Cria estratégias de comunicação e marketing;
  3. Entende o público-alvo da empresa, tais como as principais necessidades e hábitos de compra;
  4. Mantém interatividade com o público-alvo;
  5. Domina o uso de ferramentas de marketing digital como Webmaster Tools, Google Analytics, SEMrush, Adwords e diversas outras;
  6. Divulga produtos e serviços;
  7. Elabora campanhas de links patrocinados, e-mail marketing e redes sociais;
  8. Monitora e melhora a geração de leads;
  9. Faz a mensuração de resultados.

Por que contratar um analista de marketing digital?

Agora que já sabe exatamente o que faz um analista de marketing digital, já deve entender as vantagens de ter ao menos um profissional como esse no seu quadro de funcionários, certo?

Com ele, você garante a parte estratégica e analítica referente às vendas online da sua empresa e, assim, pode direcionar campanhas, rever produtos e tomar diversas decisões importantes para a sua marca.

Além disso, com um analista de marketing digital também é possível trabalhar a criatividade das campanhas e garantir a inovação da sua empresa, fazendo com que os produtos e serviços cheguem a uma parcela maior de pessoas, cada vez mais antenadas ao digital.

Por fim, devo dizer que esse é o profissional mais indicado para te ajudar a implementar  estratégias de marketing digital para alavancar as suas vendas. Então, se quiser por em prática tudo o que aprende aqui no Ignição Digital, já sabe o profissional para fazer isso!

Falando em aprender, que tal receber sempre os conteúdos que publico aqui direto na sua caixa de entrada? É só deixar o seu e-mail no campo destacado no topo desta página!

Artigos Relacionados

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...

marketing-e-cultura-do-cancelamento

Marketing e Cultura do Cancelamento — Como Gerir um Negócio para Evitar o Cancelamento da sua Empresa?

Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...