Se você está pesquisando e estudando as diversas possibilidades dos negócios digitais, mais cedo ou mais tarde vai se ver diante da seguinte dúvida: o que faz um analista de marketing digital?
Pensando nisso, preparei este artigo, no qual respondo essa pergunta e ainda explico a importância desse profissional para a sua empresa. Confira!
Surgimento e atribuições do analista de marketing digital
Com o surgimento de novas tecnologias, o marketing evoluiu e também conquistou seu espaço no digital, apresentando estratégias e ações criadas especificamente para esse mundo.
Dessa forma, o profissional de marketing precisou se atualizar a fim de acompanhar os avanços e oferecer às empresas seus conhecimentos sobre os famosos e-mails marketing, redes sociais, técnicas de SEO, anúncios online e diversas outras estratégias.
E, se você parar para analisar, verá que tais conhecimentos são tão específicos que exigem a presença de alguém capaz de dominar as novas nomenclaturas, ferramentas, ações e, principalmente, estratégias desse universo. Aí temos o analista de marketing digital!
Afinal, o que faz um analista de marketing digital?
Cada empresa tem suas necessidades, que ditam quais as atividades desse profissional. Porém, existem algumas atribuições gerais que podem ajudar a entender melhor o que faz um analista de marketing digital. Veja as principais delas:
- Analisa o mercado e a concorrência;
- Cria estratégias de comunicação e marketing;
- Entende o público-alvo da empresa, tais como as principais necessidades e hábitos de compra;
- Mantém interatividade com o público-alvo;
- Domina o uso de ferramentas de marketing digital como Webmaster Tools, Google Analytics, SEMrush, Adwords e diversas outras;
- Divulga produtos e serviços;
- Elabora campanhas de links patrocinados, e-mail marketing e redes sociais;
- Monitora e melhora a geração de leads;
- Faz a mensuração de resultados.
Por que contratar um analista de marketing digital?
Agora que já sabe exatamente o que faz um analista de marketing digital, já deve entender as vantagens de ter ao menos um profissional como esse no seu quadro de funcionários, certo?
Com ele, você garante a parte estratégica e analítica referente às vendas online da sua empresa e, assim, pode direcionar campanhas, rever produtos e tomar diversas decisões importantes para a sua marca.
Além disso, com um analista de marketing digital também é possível trabalhar a criatividade das campanhas e garantir a inovação da sua empresa, fazendo com que os produtos e serviços cheguem a uma parcela maior de pessoas, cada vez mais antenadas ao digital.
Por fim, devo dizer que esse é o profissional mais indicado para te ajudar a implementar estratégias de marketing digital para alavancar as suas vendas. Então, se quiser por em prática tudo o que aprende aqui no Ignição Digital, já sabe o profissional para fazer isso!
Falando em aprender, que tal receber sempre os conteúdos que publico aqui direto na sua caixa de entrada? É só deixar o seu e-mail no campo destacado no topo desta página!
Adorei o artigo sou de Brasília e tenho vontade de trabalhar como Analista de Marketing Digital, porém tenho pesquisado bastante alguns cursos de formação na área e tenho muitas dúvidas em qual curso escolher. Vocês indicam algum??