Se você entende um pouco de marketing, já deve ter notado que ele possui diversos tipos, que são utilizadas tanto no quesito pessoal, quanto profissional e, principalmente, empresarial. E é para explicar uma dessas vertentes que criei este artigo. Afinal, são poucos que sabem, de fato, o que é marketing holístico.
O termo pode ser diferente e, a princípio, de difícil compreensão, mas te garanto que você vai entendê-lo rapidamente e, assim, vai conseguir vender mais e melhor, porém, também terá diversos outros benefícios. Confira!
O que é marketing holístico?
Antes de explicar o conceito, acho importante explicar o que é holístico. O termo, que é de origem grega, significa totalidade, ou seja, está diretamente ligado à integração de diversas partes e ao que é completo.
Sabendo disso, você já deve imaginar que o marketing holístico envolve diversas vertentes, processos e estratégias, certo? Pois é isso mesmo! Esse tipo de marketing é caracterizado por envolver tudo e todos em seus objetivos, que geralmente visa melhores resultados.
Ele engloba ações voltadas para o cliente da empresa, mas também tem atenção voltada para os funcionários, fornecedores, concorrentes e até para a sociedade, trabalhando, portanto, com o branding, endomarketing, marketing de relacionamento, dentre outros.
Vantagens desse tipo de marketing
Como tem uma abordagem mais completa, ouso dizer que o marketing holístico pode ser bem eficiente, principalmente quando se deseja melhorar diversos quesitos dentro de uma empresa e não unicamente o número das vendas.
Dessa forma, e analisando esse tipo de marketing, encontrei pelo menos três vantagens que ele proporciona. Veja:
Integração
Quando uma empresa adota o marketing holístico, ela passa a ter mais integração, inclusive, com áreas que não estão ligadas ao marketing, como, por exemplo, com o setor financeiro. E a verdade é que essa integração toda só tem a contribuir com a qualidade do trabalho e dos serviços e produtos ofertados.
Diferencial
Como o marketing holístico também se preocupa com a sociedade, e com a imagem que uma marca tem perante a ela, as empresas que o usam têm grandes chances de conquistarem a atenção dos consumidores com ações importantes para eles e, assim, se manterem um passo à frente dos seus concorrentes.
Resultados
Outro ponto positivo do marketing holístico é que ele proporciona diversos tipos de resultados. Ele contribui com a qualidade no trabalho, e do trabalho, com um ambiente mais harmônico para os funcionários, que passam a ser mais valorizados, com a formação de parcerias e também com uma aproximação do consumidor.
Assim, a empresa deixa de ser apenas áreas que trabalham em busca de seus objetivos específicos, e passa a ser completa, como o termo holístico propõe.
E então? Gostou de descobrir o que é marketing holístico? Vai utilizá-lo na sua empresa? Se estiver em dúvida, conheça também outros tipos de orientação de marketing, aqui no Ignição Digital, e escolha qual deles é o melhor para o seu negócio!