Você já parou para pensar o que faz um leitor ficar grudado no texto, lendo frase após frase, parágrafo após parágrafo? Conseguir esse feito nem sempre é fácil. Porém, existem alguns truques de como fazer uma boa introdução que podem te ajudar.
Com eles, você conseguirá prender a atenção dos seus clientes nos artigos de marketing de conteúdo e, assim, poderá aumentar suas conversões e os resultados, de modo geral, da sua empresa.
A introdução é a primeira parte do texto, na qual deve ser citado o assunto principal. Cada tipo de texto merece uma introdução diferente, a de um livro, por exemplo, geralmente tem mais de uma página. Mas, como fazer uma boa introdução de artigos, que são os mais usados em estratégias de marketing digital?
Nesses casos, há uma série de truques que você pode usar para atrair o leitor já no início. Veja só:
Lembra o que eu disse sobre a introdução do livro? Pois é, elas devem ser feitas conforme o tamanho total do texto.
No caso dos artigos produzidos para o marketing de empresas, eles geralmente possuem 400 palavras, logo, sua introdução também deve ser curta. Não precisa contar os caracteres, mas recomendo que faça algo em torno de um parágrafo, com até cinco linhas.
Se o seu artigo será usado dentro de um projeto de Inbound Marketing ou em outro tipo de estratégia, é importantíssimo começar a introdução já pensando na sua persona. Dessa forma, você pode conquistar a atenção dela já no início.
Portanto, antes de começar qualquer texto, estude o público ao qual ele se destina, conheça o perfil, os gostos e até os problemas. Tudo isso é válido na hora de criar uma introdução mais direcionada e com a linguagem correta.
Se você quer saber como fazer uma boa introdução, lembre-se que, além de se dedicar à persona do artigo, você também deve se atentar ao tema dele, pois esse é justamente o propósito da introdução.
Diante disso, não viaje muito nas primeiras frases do seu texto e mencione o assunto o quanto antes. Se possível, use a palavra-chave e evite dizer “o tema desse artigo é…”. Isso é chato demais! Se coloque no lugar da persona e comece o texto com o que pode ser mais interessante para ela dentro daquele contexto.
Ao passo que você deve mencionar o tema, não o aconselho a entregar todo o ouro logo na introdução, isto é, deixe o leitor curioso. Para isso, vale contar histórias, citar números, fazer perguntas e suposições, que podem até apelar para a emoção.
Essa dica é importante, pois, caso mencione a informação principal no primeiro parágrafo do texto, o leitor vai vê-la e, logo em seguida, sairá do texto, algo que diminui o tempo de permanência na página e, inclusive, a sua taxa de conversão.
Gostou das dicas de como fazer uma boa introdução? Continue navegando pelo blog, veja como criar conteúdo de qualidade para o Google e, se precisar de ajuda, deixe sua dúvida no campo de comentários!
Você sabe como escrever um conteúdo? Leia esse artigo para conferir as dicas.
Descubra os melhores truques de como ser youtuber! Veja as dicas eficazes para montar seu próprio planejamento e garantir que...
Confira como usar o planejador de palavras-chave para garantir muito mais assertividade nas suas estratégias de marketing de conteúdo e...