Considerando que o fechamento de muitos negócios e parcerias exige uma apresentação da empresa, a fim de mostrar tudo que ela é capaz de fazer para o cliente, entendo que o modelo de briefing a ser usado tem um peso enorme. Caso ele não seja completo e eficaz, o prospecto pode não ser conquistado e até dar preferência para a concorrência.
Para que isso não aconteça, confira minhas dicas e entenda como produzir um modelo de briefing que te ajude a conquistar novos clientes.
Informações que um bom modelo de briefing precisa ter
Cada setor, cada negócio e cada empresa precisará apresentar informações específicas. Porém, já percebi que alguns dados são importantes em qualquer projeto. Portanto, como produtor ou como agência, você precisa incluir as seguintes informações no seu modelo de briefing.
1. História da empresa
Sim, isso é necessário para que os clientes entendam a origem do seu negócio e, assim, sintam mais confiança no trabalho que poderá ser desenvolvido. Aqui, evite muitos detalhes e priorize informações como missão da empresa, capacidades das equipes, número de profissionais, diferenciais, etc.
2. Produtos e serviços
Esse é o ponto-chave de qualquer modelo de briefing. Afinal, sem citar os produtos e serviços, como criar uma boa oferta?
Caso trabalhe com produtos, explique como eles são produzidos, quais materiais são utilizados e exponha a qualidade deles. No entanto, se a sua empresa presta serviços, diga como eles funcionam, as principais vantagens que proporcionam e, se possível, faça demonstrações. Em todos os casos, dedique-se a apresentar os pontos mais importantes.
3. Personalização
Ter um modelo de briefing é importante para “vender o seu peixe” de forma clara. No entanto, isso não significa que você deva usar a mesma apresentação para todos os clientes. Como disse, cada prospecto tem seus objetivos e, para conquistá-lo, não há nada melhor do que oferecer justamente o que ele precisa.
Portanto, se souber como e porque o cliente chegou até a sua empresa, faça um briefing personalizado, cite o que a sua empresa faz, mas ressalte os produtos ou serviços mais relevantes para cada um deles.
4. Cronograma
Quando se vende serviços, esse ponto é crucial. É o cronograma de entrega que vai mostrar que a companhia tem um planejamento, que ela é organizada e que poderá entregar o que foi contratado dentro de determinado prazo.
5. Detalhes relevantes
As informações acima são as mais importantes e exigem muita atenção e dedicação. Porém, preciso lembrá-los que um bom modelo de briefing também deve ter outros detalhes. Veja os principais:
- Preço: tente apresentar os produtos e serviços que mais se encaixam no orçamento do cliente.
- Escopo do projeto: informar o que cada produto vendido ou o que cada serviço inclui é uma forma de esclarecer tudo o que o cliente irá obter.
- Cases de sucesso: para surpreender e transmitir credibilidade, recomendo mencionar rapidamente os trabalhos já realizados pela empresa.
Por fim, recomendo que conheça uma técnica para criar empatia em potenciais clientes. Isso, junto com o modelo de briefing que citei, pode melhorar significativamente os resultados da sua empresa. Confira!