É lei! As empresas precisam apresentar demonstrações financeiras e o balanço patrimonial é uma delas. No entanto, percebo que muitas delas fazem esse documento por mera obrigação, ou seja, apenas para cumprir a legislação (6.404/1976), sem notar que o balanço é extremamente valioso. Veja mais detalhes e entenda!
O balanço patrimonial é um espelho financeiro
Caso já tenha lido o que é balanço patrimonial, sabe que, nele, constam os ativos da companhia, os passivos e o patrimônio líquido, informações que permitem uma ampla visão do que a empresa tem, do que a empresa deve, e do que sobra desse montante.
Diante desses dados, todos reunidos em um único documento, é fácil para o empreendedor enxergar a situação financeira da empresa em geral, identificando possíveis desequilíbrios, défices ou sobras.
Documento possibilita maior controle das contas
Embora a obrigatoriedade do balanço patrimonial seja anual, ele pode ser feito mês a mês, algo que facilita a emissão do documento no final do ano e, inclusive, possibilita diversas outras vantagens e análises.
Com um controle mês a mês dos ativos e passivos da empresa é possível, por exemplo, saber as providências que devem ser tomadas a curto prazo, seja economizando recursos, para as contas fecharem, ou identificando possíveis pontos de atenção.
Além disso, um olhar mais atento ao balanço patrimonial também evita o atraso no pagamento de dívidas, o que livra a empresa de ter que gastar com juros que poderiam ser evitados.
Gera facilidades para quem busca investimentos
Outra vantagem que considero importante é que o balanço facilita novos investimentos, que podem acontecer de duas formas.
Uma das possibilidades é que você passe a controlar melhor a situação financeira da empresa e, com isso, consiga separar mais dinheiro para investir no próprio crescimento, seja com a contratação de novos profissionais, com a compra de equipamentos mais modernos ou da forma que achar conveniente.
Já a outra alternativa é que os valores do seu balanço, que geralmente são verificados por stakeholders, facilite a tomada de decisão deles de investirem na empresa, afinal, como disse no início, esse documento é um verdadeiro espelho da situação financeira de uma corporação, proporcionando transparência e refletindo, inclusive, o futuro dela.
Ciente da importância desse documento contábil, continue navegando pelo meu blog e aprenda como fazer um balanço patrimonial para a sua empresa. Assim, pode começar a utilizá-lo para embasar suas decisões financeiras!