Você sabe o que torna a sua empresa única? Sabe o que a faz ser especial para o cliente? O que a faz diferente de todas as outras? Em caso negativo, pare um pouco, leia este artigo e comece a trabalhar para identificar o diferencial competitivo do seu negócio. As orientações que separei, a seguir, vão te ajudar nessa tarefa.
Entenda o que é diferencial competitivo
Primeiramente, saiba que o diferencial competitivo é aquilo que a sua empresa oferece de distinto para o cliente, são atributos, vantagens e benefícios que a concorrência não possui e que, portanto, colocam a sua companhia um passo à frente, em posição de destaque.
Mas atenção! Muitos acham que esse tão buscado diferencial está ligado apenas à tecnologia, e decididamente não é assim. É claro que a modernidade, de forma geral, pode ajudar qualquer empresa em termos de competitividade. No entanto, o diferencial competitivo também pode aparecer de outras formas, como:
- no design do produto;
- no processo de produção ou distribuição;
- nas matérias-primas exclusivas;
- na forma como o serviço é prestado;
- no relacionamento com o cliente;
- no atendimento personalizado;
- entre outros.
Faça uma avaliação da empresa
Agora que entende o que é o diferencial competitivo de um negócio, é importante que volte a sua atenção para tudo o que é feito na sua empresa. É hora de fazer aquela velha e boa avaliação, questionando as principais características dos seus produtos e serviços e verificando o que há de diferente e inovador.
O diferencial que procura pode ter uma pegada sustentável, pode ser uma parceria exclusiva e até algo mais simples, como uma assistência, por exemplo. Mas é interessante que ele seja único, valioso para os seus consumidores e, especialmente, difícil de ser copiado.
Foque na visão do cliente
Além de olhar para o que acontece internamente, se apegue também às dores do público-alvo que a sua empresa já consegue solucionar, afinal, o diferencial competitivo não é aquilo que se destaca na visão do empreendedor, mas sim aquilo que é importante e chama atenção na visão do cliente.
Identifique os pontos fortes e fracos
Por fim, para encontrar o diferencial competitivo e usá-lo a seu favor, recomendo que faça uma análise geral dos pontos fortes e fracos da sua empresa.
Com isso, poderá destacar tudo aquilo que é significativamente importante para o seu público e que já é feito, mas também conseguirá enxergar o que ainda é fraco e que precisa ser melhorado. Esses pontos, se desenvolvidos corretamente, podem vir a ser grandes diferenciais.
Para facilitar essa etapa, conheça e utilize a matriz SWOT. Ela será útil na avaliação das forças e fraquezas da empresa. Mãos à obra!