Vejo o mapa de empatia como uma poderosa ferramenta para quem deseja estudar o seu público-alvo a fundo. E, como considero isso muito importante para qualquer tipo de empresa, vou explicar para você, empreendedor, como pode usar esse mapa em prol do seu negócio. Confira!
Antes de tudo, preciso esclarecer que o mapa de empatia foi criado por uma consultoria de Design Thinking com um simples, mas significante objetivo: descrever o perfil de uma pessoa ou grupo, de modo que seja fácil compreendê-lo.
Para isso, o mapa exige que você deixe de lado o pensamento de dono de negócio e se coloque no lugar do cliente, fazendo reflexões sobre diversos temas cruciais para o conhecimento profundo de alguém.
É justamente por meio dos questionamentos presentes no mapa de empatia que você vai começar a compreender melhor o seu público-alvo e, assim, identificá-lo entre milhões e milhões de pessoas. Então, que tal conhecer essas reflexões?
Você vai encontrar algumas variações do mapa por aí, mas, no geral, ele é dividido em seis perguntas sobre os clientes e o grande segredo é se aprofundar, pois elas são só um direcionamento do seu olhar. Veja:
Busque entender o que ocupa a mente do seu cliente, quais as principais preocupações e também os sentimentos mais constantes. Ele é feliz? O que o deixa insatisfeito? Quais os objetivos de vida?
Analise também o mundo no qual o cliente vive, os amigos e tudo aquilo que faz parte da rotina dele, como programas de TV, sites mais visitados, redes sociais preferidas e quais ambientes frequenta.
Isso está diretamente ligado ao comportamento diário do público-alvo e requer muita observação. É através dela que você vai identificar as atitudes, teorias e opiniões que esse grupo de pessoas tem.
Aqui, deve ser estudado não apenas os gostos musicais e as rádios preferidas dos clientes, mas também o que as pessoas ao redor deles dizem, principalmente os familiares, amigos e colegas de trabalho.
Já parou para pensar nas dores do seu público-alvo? Essa é uma das perguntas mais importantes do mapa de empatia, pois responde quais as principais frustrações, obstáculos e medos dos consumidores, fatores que podem ajudar você a aprimorar produtos e serviços.
Essa questão deve apresentar as soluções para a pergunta anterior. Então, descubra o que acabaria com as dores, quais são os sonhos e objetivos do seu público, o que eles entendem como “sucesso”, quais os desejos e tudo o que precisam para se sentir bem.
Por fim, antes de buscar as respostas para todas essas questões, indico que veja o que é persona e como você pode criar uma para o seu negócio. Assim, conseguirá ter o perfil completo do seu público e poderá entendê-lo e apresentá-lo de forma bem mais clara.
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