Vejo o mapa de empatia como uma poderosa ferramenta para quem deseja estudar o seu público-alvo a fundo. E, como considero isso muito importante para qualquer tipo de empresa, vou explicar para você, empreendedor, como pode usar esse mapa em prol do seu negócio. Confira!
Afinal, o que é o mapa de empatia?
Antes de tudo, preciso esclarecer que o mapa de empatia foi criado por uma consultoria de Design Thinking com um simples, mas significante objetivo: descrever o perfil de uma pessoa ou grupo, de modo que seja fácil compreendê-lo.
Para isso, o mapa exige que você deixe de lado o pensamento de dono de negócio e se coloque no lugar do cliente, fazendo reflexões sobre diversos temas cruciais para o conhecimento profundo de alguém.
Reflexões propostas no mapa de empatia
É justamente por meio dos questionamentos presentes no mapa de empatia que você vai começar a compreender melhor o seu público-alvo e, assim, identificá-lo entre milhões e milhões de pessoas. Então, que tal conhecer essas reflexões?
Você vai encontrar algumas variações do mapa por aí, mas, no geral, ele é dividido em seis perguntas sobre os clientes e o grande segredo é se aprofundar, pois elas são só um direcionamento do seu olhar. Veja:
1. O que pensa e sente?
Busque entender o que ocupa a mente do seu cliente, quais as principais preocupações e também os sentimentos mais constantes. Ele é feliz? O que o deixa insatisfeito? Quais os objetivos de vida?
2. O que vê?
Analise também o mundo no qual o cliente vive, os amigos e tudo aquilo que faz parte da rotina dele, como programas de TV, sites mais visitados, redes sociais preferidas e quais ambientes frequenta.
3. O que fala e faz?
Isso está diretamente ligado ao comportamento diário do público-alvo e requer muita observação. É através dela que você vai identificar as atitudes, teorias e opiniões que esse grupo de pessoas tem.
4. O que ouve?
Aqui, deve ser estudado não apenas os gostos musicais e as rádios preferidas dos clientes, mas também o que as pessoas ao redor deles dizem, principalmente os familiares, amigos e colegas de trabalho.
5. Quais são as dores?
Já parou para pensar nas dores do seu público-alvo? Essa é uma das perguntas mais importantes do mapa de empatia, pois responde quais as principais frustrações, obstáculos e medos dos consumidores, fatores que podem ajudar você a aprimorar produtos e serviços.
6. Quais são as necessidades?
Essa questão deve apresentar as soluções para a pergunta anterior. Então, descubra o que acabaria com as dores, quais são os sonhos e objetivos do seu público, o que eles entendem como “sucesso”, quais os desejos e tudo o que precisam para se sentir bem.
Por fim, antes de buscar as respostas para todas essas questões, indico que veja o que é persona e como você pode criar uma para o seu negócio. Assim, conseguirá ter o perfil completo do seu público e poderá entendê-lo e apresentá-lo de forma bem mais clara.