“A mente que se abre a uma nova ideia nunca volta ao seu tamanho original.” Albert Einstein
O Stradivarius do Marketing Digital
Incluí neste último post (IGD #6) da temporada (T01) 3 vídeos que eu quero mostrar… um de música clássica, outro de surf e outro meu de puro marketing de resultado… Espero os seus comentários a respeito…
Então vamos lá 🙂
No post passado introduzi o conceito de lista… também falei do que uma lista é capaz… (lembra do artigo do cara que vende 30 milhões de dólares por ano em vinho… pura e simplesmente por email?)… aqui está um link para o IGD #5 para você poder revisar antes de começar o seu próximo passo no IGD #6.
Bem, quando os Empreendedores mais ligados pegam que o espírito da coisa é o potencial das listas, logo começam a me perguntar: “Qual é o primeiro passo para eu começar a construir uma lista?” (ótima pergunta, a propósito)
Certo! Durante os últimos anos eu construí uma lista de mais de 700 mil inscrições duplas (inscrição dupla é quando uma pessoa preenche um formulário e confirma por email que quer receber um determinado tipo de informação).
Posso dizer que sou um especialista em construção, criação e manutenção de relacionamento com listas… E continuo me aprimorando nisso…
Semana passada conheci e entrevistei um cara nos EUA que construiu uma lista de mais de 200 mil pessoas (com confirmação dupla, é claro) em 1 mês sem usar Adwords ou Facebook…
O melhor é que essa lista gerou um rendimento (faturamento bruto) de pouco mais de 1 milhão de dólares no espaço de tempo de 10 dias consecutivos… no nicho de saúde e bem estar….
Ele começou a sua carreira aplicando técnicas avançadas de marketing em um salão de cabeleleiros que tinha… e agora vive na Austrália dividindo o seu tempo entre Marketing Digital, Surf e família :-). É uma prova que a internet tem realmente o poder de libertar empreendedores :-)… Dá uma olhada nesse vídeo dele que ele me mandou… 🙂
… a minha primeira sugestão para esses empreendedores NÃO é começar construindo uma lista (de leads) e SIM tirar proveito da lista (de clientes) que eles já têm.
Afinal quando você for começar a apanhar frutas em uma árvore, faz mais sentido começar a pegar aquelas que estão mais embaixo… e não as que estão situadas no topo…
E SIM, todo dono de negócio muito provavelmente já tem uma lista. Provavelmente adormecida… o que não necessariamente faz com que ela valha menos…
Londres, Dezembro de 2009
Eu estava de novo tomando café da manhã na casa da Alda Dizdari em Borough, Londres. A Alda é uma grande amiga e violinista que mora em Londres assim como eu morava…
Enquanto a gente tomava café, o violino dela estava ali do lado, e eu resolvi perguntar…
Erico: “Então Alda, quanto custa esse violino?”
Alda: “Não sei quanto custa ele agora mas na época custou cerca de 100 mil libras (mais de 325 mil reais na cotação de hoje)”
Erico: “Sério?! – Pelo amor de Deus!!!… Nem parece… ainda mais que é um violino”
Alda: “Pois é, esse é um G. B. Cerutti de 1791 e foi comprado por um investidor e emprestado para mim… Não sei se você sabia, mas assim como tem gente que investe em quadros, existe gente que investe em instrumentos…
Erico: (Pensando) “Tá aí uma coisa que eu não tinha a menor ideia que existia…”
Erico: (dessa vez falando) “E você não tem medo de ser roubada?!”
Alda: “Não… Primeiramente o violino está assegurado… Segundo, quase ninguém entende o valor dele… E mais fácil o cara pedir o meu iphone que meu violino”
Alda: “E digo mais, um outro investidor em instrumentos que conheci tinha um Stradivarius na sua casa… um desse deve valer por volta de 2 milhões de dólares, acho…”
Alda: “…Um dia entrou um ladrão na casa dele e o Stradivarius estava na sala… Os caras levaram quase tudo.. DVD, TV, aparelhos de som, mas (adivinha!)… deixaram o violino… que por sinal valia mais que a casa do cara em si :-)”
Alda tocando Sibelius com seu violino C.B. Ceruti de 1791 na Catedral de Canterbury
Quando falo com empreendedores (on-line e off-line) do Brasil sinto que a maioria tem um Stradivarius na Sala da sua casa e não sabem disso…
Existem basicamente 2 tipos de listas,
– Lista de email (ou endereços) de Clientes (isto é, emails de quem já comprou algo de você alguma vez na vida)
– Lista de email (ou endereços) de Leads (clientes em potencial que por algum motivo ainda não compraram de você)
A maioria dos negócios quando querem aumentar seu faturamento pensam em fazer isso somente aumentando o no de clientes…
E acredite a metodologia da Ignição Digital (Marketing de 3 passos) é bem eficiente em fazer isso… Pois por anos venho:
1- Atraindo (Construção de lista de Leads) -> 2- Criando Relacionamento (transformando lead frias em quentes) -> 3- Vendendo (criando valor para a vida das Leads através de produtos extraordinários) (marketing de 3 passos) através da internet…
…mas antes de você aprender a atrair novos clientes (pegar a fruta no topo da árvore) talvez seja melhor você aumentar o seu faturamento com os clientes que já tem… (em outras palavras: pegar as frutas da parte inferior da árvore primeiro…)
Geralmente as campanhas da IGD tem muito mais efeito em clientes do que em leads… (no nosso caso o multiplicador é 15…)
Para a gente no momento, uma campanha para uma lista de 1.000 clientes tende a arrecadar tanto quanto a mesma campanha para 15.000 leads…
Isso porque uma vez cliente, a pessoa entende de uma forma empírica o valor que os nossos produtos podem trazer para elas…
No seu negócio não deve ser diferente… Por mais ninja que você seja ao vender on-line e off-line, você não vai conseguir passar a emoção e a sensação física que os seus produtos trarão aos seus clientes…
Da só uma olhada nesse video para entender melhor do que eu estou falando
Logo…
…se você tem um negócio e já coleta os emails (e mais IMPORTANTE, a permissão para enviar informações para eles), SIM, você tem um Stradivarius empoeirado na sua sala…
Se você tem um negócio e ainda não coleta… bem comece a coletar agora… essa pequena ação pode gerar mais tarde, mais receita que o seu atual negócio gera hoje (isso quando você aprender a arranhar umas músicas nesse Stradivarius)
Simplesmente ter uma lista não vai transformar o seu negócio… do mesmo jeito que simplesmente ter um Stradivarius não vai gerar uma linda melodia…
Na próxima temporada desse blog… (T02) eu vou começar a ensinar os princípios básicos de construção de lista (ou atração de leads, também conhecido como o primeiro passo do marketing de 3 passos…) Acho importante cobrir isso caso algum leitor queira começar um negócio do Zero… ao invés de aumentar a lucratividade de um negócio já existente…
Para finalizar esse post que já está ficando um pouco extenso…
… há algumas semanas atrás eu dei um webinário de perguntas e respostas para os participantes da IGD ao vivo para responder algumas perguntas… e acabei gerando mais um viciado em resultados… Veja o comentário do Rafael (dessa vez não o Rafael Araújo, outro Rafael)…
Erico Rocha
PS: Deixe um cometário abaixo dizendo o que você achou.
Mais no Ignição Digital:
IGD #5 – Ponto Cego – 30 milhões por email (T01 Parte 2/3)
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