Ter conhecimento dos números de seu negócio, principalmente no meio digital, é importantíssimo para entender o desempenho das suas ações. No entanto, pode ser complicado interpretar todos os dados oferecidos, por exemplo, pelo Google Analytics. O Google Data Studio promete ser uma boa solução para isso!
Descubra neste artigo como utilizá-lo para mudar o seu jeito de apresentar e compreender diferentes dados!
O que é o Google Data Studio?
O Google Data Studio é uma ferramenta criada para facilitar o trabalho com as informações coletadas pelo Analytics, AdWords, Youtube, BigQuery, Attribution 360 e Planilhas Google.
Com ela, amigo empreendedor, você não precisará mais olhar planilhas infinitas e nem ter que interpretar relatórios complexos. Além disso, a ferramenta faz com que a tarefa de apresentar quaisquer dados a terceiros, como durante a prospecção de novos clientes, seja muito mais simples!
Algumas das funções oferecidas são:
- personalização de relatórios;
- formato amigável e de fácil compreensão;
- atualizações em tempo real;
- possibilidade de trabalho no mesmo relatório, mas em computadores diferentes;
- o cliente pode acompanhar tudo quando quiser.
Comece a usar agora!
Acessar o Google Data Studio é super simples, mas existe um pequeno problema: ele só está disponível em inglês por enquanto.
Ao entrar pela primeira vez na interface da ferramenta, existirão alguns arquivos de exemplo e até mesmo um tutorial escrito que pode ajudá-lo a iniciar os primeiros trabalhos. Abaixo, ao lado direito, encontrará um botão para iniciar um novo relatório.
Uma das partes mais interessantes de trabalhar com a ferramenta é a maneira como ela gera os reports. Você só escolhe o dado que deseja e de onde gostaria de puxá-lo. Depois é só arrastar para dentro da área de criação e pronto!
Para que você entenda melhor, a empresa fez um tutorial em vídeo que explica de maneira completa como funciona a ferramenta! Você pode encontrá-lo no canal do Google Analytics no Youtube.
Revolucionando os relatórios multissetor
Sabe quando você já extraiu os dados que precisava, adicionou-os ao relatório e ainda faltam alguns de outra área da empresa para completá-lo? Com o Google Data Studio esse processos é muito mais simples.
O compartilhamento dos relatórios funciona da mesma maneira que com os documentos no Drive, e todos os que tiverem permissão podem adicionar dados em tempo real.
Seu relatório estará completo em muito menos tempo!
Gostou dessa dica? Aproveite e descubra como avaliar o desempenho de suas ações de marketing!