Que tipo de empreendedor é você? O organizado e planejado ou o que precisa contar com a sorte para resolver as questões do dia a dia? Hoje vou falar sobre a curva ABC e como ela pode ajudar no seu cotidiano e na gestão de estoque.
Foi-se o tempo em que os materiais estocados eram considerados apenas como produtos de reserva e como capital “congelado”. Cada vez mais o estoque é valorizado, pois guarda itens que representam investimento e tem potencial para gerar lucro.
O que é curva ABC e como aplicá-la?
Levando em consideração que fazer uma gestão de estoque é um grande desafio — já que colabora diretamente com os resultados da empresa — preciso explicar uma boa forma de ajudar você a organizar sua empresa.
Vou clarear suas ideias, certo?
A curva ABC nada mais é do que uma forma de assegurar a utilidade e qualidade das suas mercadorias. É uma ferramenta para organizar por categorias os itens de acordo com o grau de importância deles. Como o custo, valor e impacto são determinantes para esse método, o controle é feito de uma maneira bastante rigorosa, resultando em uma garantia de qualidade.
A categorização funciona da seguinte forma:
- • classe A — produtos mais importantes;
- • classe B — produtos de relevância média;
- • classe C — produtos de menor impacto.
Para decidir qual é a categoria de cada item é necessário que você avalie o valor dele, o ticket médio e como ele impacta diretamente no faturamento da empresa. Assim fica mais fácil entender o que é mais relevante e decidir como organizar da melhor forma.
Uma boa dica é que os produtos classe A correspondem, em média, a 80% do estoque. Já os classe B, representam 15% e os classe C, 5%. Claro que esses números podem variar de acordo com cada segmento de atuação. No entanto, fica muito mais fácil criar um esquema de categorias com a ajuda dessa estimativa.
Existe uma forma simples para colocá-la em prática?
Algo que pode ajudar você a fazer uma boa gestão de estoque é adicionar a categoria no cadastro de cada produto. Faça isso no sistema que você utiliza, se for mais fácil. Mas o que realmente indico fazer é adicionar essa informação em uma planilha do Excel e criar tabelas que te ajudem a visualizar melhor como está o seu estoque atualmente. O que acha de começar agora mesmo a aplicar a curva ABC na sua empresa?
Dica extra
Tenho um bônus para você que leu até o final! Você sabia que a curva ABC também pode ser utilizada para fazer uma melhor organização da sua carteira de clientes?
Já imaginou categorizá-los de A a C para compreender quais tomam mais seu tempo e recursos e quais fazem mais impacto no faturamento? Assim você terá um melhor controle e saberá quais tipos de cliente precisa alcançar nas suas próximas estratégias!
Pronto para ser um empreendedor planejado e organizado? Comenta o que achou!