Que tipo de empreendedor é você? O organizado e planejado ou o que precisa contar com a sorte para resolver as questões do dia a dia? Hoje vou falar sobre a curva ABC e como ela pode ajudar no seu cotidiano e na gestão de estoque.
Foi-se o tempo em que os materiais estocados eram considerados apenas como produtos de reserva e como capital “congelado”. Cada vez mais o estoque é valorizado, pois guarda itens que representam investimento e tem potencial para gerar lucro.
Levando em consideração que fazer uma gestão de estoque é um grande desafio — já que colabora diretamente com os resultados da empresa — preciso explicar uma boa forma de ajudar você a organizar sua empresa.
Vou clarear suas ideias, certo?
A curva ABC nada mais é do que uma forma de assegurar a utilidade e qualidade das suas mercadorias. É uma ferramenta para organizar por categorias os itens de acordo com o grau de importância deles. Como o custo, valor e impacto são determinantes para esse método, o controle é feito de uma maneira bastante rigorosa, resultando em uma garantia de qualidade.
A categorização funciona da seguinte forma:
Para decidir qual é a categoria de cada item é necessário que você avalie o valor dele, o ticket médio e como ele impacta diretamente no faturamento da empresa. Assim fica mais fácil entender o que é mais relevante e decidir como organizar da melhor forma.
Uma boa dica é que os produtos classe A correspondem, em média, a 80% do estoque. Já os classe B, representam 15% e os classe C, 5%. Claro que esses números podem variar de acordo com cada segmento de atuação. No entanto, fica muito mais fácil criar um esquema de categorias com a ajuda dessa estimativa.
Algo que pode ajudar você a fazer uma boa gestão de estoque é adicionar a categoria no cadastro de cada produto. Faça isso no sistema que você utiliza, se for mais fácil. Mas o que realmente indico fazer é adicionar essa informação em uma planilha do Excel e criar tabelas que te ajudem a visualizar melhor como está o seu estoque atualmente. O que acha de começar agora mesmo a aplicar a curva ABC na sua empresa?
Tenho um bônus para você que leu até o final! Você sabia que a curva ABC também pode ser utilizada para fazer uma melhor organização da sua carteira de clientes?
Já imaginou categorizá-los de A a C para compreender quais tomam mais seu tempo e recursos e quais fazem mais impacto no faturamento? Assim você terá um melhor controle e saberá quais tipos de cliente precisa alcançar nas suas próximas estratégias!
Pronto para ser um empreendedor planejado e organizado? Comenta o que achou!
Sabia que existem diferentes tipos de líderes e cada um tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, descubra o que...
2021 já chegou! Para não deixar que o seu negócio fique para trás nas tendências de marketing, confira este artigo...
Veja técnicas importantes para que você possa atrair mais clientes para seu negócio. São estratégias que podem ser adaptadas para...