O nicho de mercado é um conceito essencial para o desenvolvimento de um bom plano de marketing e para aplicação de estratégias que realmente vão funcionar. Ele é, em poucas palavras, um segmento particular, um sub-mercado. Dentro do mercado de moda existe o nicho de mercado de moda evangélica, por exemplo.
Os nichos podem ser segmentados de várias maneiras diferentes. Geograficamente, de acordo com país, cidade, estado e até mesmo região ou bairro; demograficamente, de acordo com idade, religião, renda, etc; psicologicamente, de acordo com as preferências pessoas e comportamentalmente, de acordo com os hábitos de consumo.
Por que encontrar um nicho de mercado?
Se basear em um nicho de mercado é a melhor forma de seu negócio ter sucesso, ainda mais se o seu interesse pelo segmento for real. Se você tem conhecimento sobre o nicho escolhido será muito fácil ser bem sucedido. Ao lidar com uma clientela tão específica como a que encontramos nos nichos de mercado, é preciso mostrar credibilidade.
Como você vai criar e sugerir os melhores produtos para um segmento que não conhece ou nem se interessa? Se você não for capaz de resolver com maestria um problema do seu consumidor, seu produto nunca será consumido. Para conseguir resolvê-lo é preciso conhecimento, criatividade e boas ideias! Caso contrário, seu cliente sentirá que foi iludido.
Como encontrar nichos de mercado?
Encontrar um novo nicho de mercado é uma tarefa que envolve bastante criatividade e vontade de inovar. Também é preciso ter humildade e senso de autopreservação, porque muitos dos nichos que ainda não foram explorados tem uma razão: a demanda não é suficiente.
Não importa o tamanho da sua paixão pelo nicho, se a demanda não for suficiente, se o lucro em potencial não for expressivo o suficiente, simplesmente não vale a pena. Por isso, para procurar por um nicho de mercado, basta identificar um perfil de consumidor. Junte “o que”, “quem” e a demanda existe em uma fórmula. O resultado? Seu nicho de mercado.
Usar ferramentas de busca de palavras-chave também é uma boa ideia para encontrar um nicho de mercado. Existem várias ferramentas gratuitas disponíveis online. Você pode buscar termos como “computador para…” e descobrir o que está por vir!
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