Definição de Ciclo de Vendas — Veja Aqui!

Definição de Ciclo de Vendas Veja Aqui

Você, jovem empreendedor, trabalha com vendas? Se por um acaso este é o grande foco do seu negócio, você PRECISA conhecer a definição de ciclo de vendas.

Este conceito é essencial para o sucesso de suas ações, e sem defini-lo, é muito difícil aproveitar ao máximo o potencial de seus produtos e serviços.

Confira neste artigo algumas dicas sobre o processo!

Qual é a definição de ciclo de vendas?

A definição de ciclo de vendas nada mais é do que o conjunto de fases necessárias para vender um produto ou serviço. Porém, deve ter em mente que isso vale somente para aquelas etapas previsíveis, que podem ser identificadas por você.

Outro ponto importante é que nenhuma empresa nunca terá um ciclo de vendas IDÊNTICO ao de outra. Isso porque ele dependerá muito do tipo de produto ou serviço oferecido e também de como as empresas trabalharão com ações e divulgação de vendas.

No entanto, ainda que sejam diferentes, sempre existem os pontos em comum, as etapas que não podem faltar. Veja abaixo as principais:

1. Pesquisa

A pesquisa é a etapa principal da formulação de um planejamento de ação de vendas. Sem ela não há como ter noções primárias de público, inserção, objetivos ou nada do tipo.

2. Prospecção

Após a pesquisa, o ideal é buscar os potenciais clientes. Dessa maneira você poderá preencher o seu funil de vendas. O principal ponto desta etapa é, com certeza, a abordagem escolhida.

3. Primeiro contato (conexão)

Telefone, e-mail, chatbot? É nesta etapa que você escolherá a maneira de chegar diretamente ao seu possível cliente. Para que tudo corra da melhor maneira, é importante unir o segmento de seu negócio às preferências de seu público.

Essa união resultará em ideias de como o primeiro contato poderia ser mais bem aproveitado.

4. Identificação e compreensão das necessidades

É impossível ter certeza da eficácia de sua solução se você não estudar e entender a fundo as necessidades de seus potenciais clientes.

Um questionário com perguntas e outros recursos pode ser uma boa ideia para esta etapa, que pode ser feita, em parte, já no primeiro contato.

5. Oferta

Um dos momentos decisivos é aquele em que, depois de notar as necessidades de seu cliente, você trabalhará com os benefícios e vantagens de seu serviço, unidos à uma boa oferta e técnicas precisas, para que possa concretizar a venda.

6. Objeções

Deixe sua equipe de vendas munida de argumentos para quebrar as objeções na hora do contato. Seja por tempo, dinheiro ou incertezas, as objeções podem ser totalmente destruídas por vendedores bem preparados.

7. Fechamento

Mesmo após a etapa das objeções, toda a cautela é necessária na condução das vendas. Afinal, a conclusão se dá somente com o negócio fechado, certo?

Portanto, ainda que a compra pareça certa, tenha recursos para possíveis desistências. um pitch bem feito pode ajudar muito nisso.

8. Repetição e indicações

De nada adianta vender e depois esquecer seu cliente. Volte, veja o que ele achou do produto, se ele pode sugerir melhorias e principalmente se ele INDICARIA para outras pessoas.

Caso positivo, vale a pena pegar o contato para conseguir mais clientes, e assim sucessivamente.

Gostou de saber a definição de ciclo de vendas? Percebeu como acertar isso pode ser a chave para o sucesso de seu negócio?

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