Negócios que trabalham com venda de serviços ou produtos precisam de uma boa gestão de ciclo de vendas. Saber lidar com todas as etapas da melhor maneira possível e integrar a equipe de vendas ao sistema é essencial para o sucesso, e nenhum ponto deve ficar sem atenção.
Quer saber como gerir bem o seu sistema de vendas? Confira as dicas deste artigo!
Dicas para uma boa gestão de ciclo de vendas
Se você planejou o seu ciclo de vendas cuidadosamente e ele está dando resultado, dar atenção a todos os aspectos dele é crucial para que as vendas não só se mantenham, mas também aumentem!
Veja abaixo alguns insights para você aplicar à sua gestão de ciclo de vendas:
Observe seus vendedores
Uma das partes primordiais das vendas de sua empresa são, com certeza, os seus vendedores. Eles que dão o fôlego à operação básica com os leads mais quentes e fazem tudo acontecer.
Durante o trabalho, aliás, sempre existem aqueles que se destacam, certo? Seja o que vendeu mais, o que consegue clientes melhores ou até mesmo o que ajuda na retenção, seja pela simpatia ou por quaisquer outras razões.
Ao perceber um caso como este, capture o diferencial em destaque e replique para a equipe! Caso queira, pode pedir para que o próprio colaborador faça uma apresentação, como um treinamento de vendas reduzido. Além de passar o conhecimento, você ainda auxilia a integrar mais a equipe.
Desenhe um ciclo de vendas único
Normalmente, a sequência de vendas segue um padrão. Porém, mais do que saber quais são as etapas de um ciclo de vendas, é importante que você tenha uma boa noção de como aplicar as particularidades de seu negócio a ele.
Tudo deve ser feito de maneira fácil, com modelos bem explicados e apontamentos para a equipe de vendedores, com perguntas e listas de verificação, por exemplo, direcionadas especificamente ao seu produto ou serviço.
Metas são necessárias
Definir metas pode ser algo complicado. Muitas vezes elas podem parecer inatingíveis no início e desmotivar parte da equipe. O melhor aqui é trabalhar com metas possíveis, bem estudadas e controladas de acordo com a sua taxa de conversão ideal.
Apresente aos vendedores informações consistentes, que provem que aqueles números são perfeitamente alcançáveis. Se possível, ofereça benefícios como incentivo para cada etapa com a meta batida.
Gerar metas divididas por estágio das vendas também é bom para determinar por quanto tempo cada um deles deve existir. Não adianta ficar meses a mais parado no mesmo ponto se for compreendido que a meta é alta demais ou há alguma falha no processo.
Além disso, é extremamente importante cuidar para que os números não se percam. A chave aqui é o controle!
Para mais dicas como essas, confira os artigos do Ignição Digital!