curva abc de vendas

Marketing Digital

Como a Curva ABC de Vendas Pode Ajudar o seu Negócio

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Você já sabe o que é curva ABC de vendas? Sabia que esta pode ser a sacada genial que falta para alavancar o sucesso dos seus negócios? Entenda mais sobre esta estratégia de gestão neste artigo!

O que é a curva ABC de vendas?

O termo curva ABC refere-se a um método de gestão mais eficiente, que se baseia na definição de prioridades e pode ser aplicado em diversos setores, sendo muito utilizado para organizar o estoque de produtos em e-commerce ou mesmo os clientes de uma agência de marketing digital. Quer aprender mais? Continue lendo.

Como o seu negócio pode se beneficiar da curva ABC de vendas?

Agora é que entra a dica matadora que temos para você: chegou a hora de aprender a aplicar o conceito! Isso mesmo, a curva ABC de vendas trabalha com um conceito de priorização. Ela te ajudará a definir quais os produtos com mais vendas e por consequência, melhorará a gestão de recursos e compras.

Na curva ABC de clientes, o raciocínio é o mesmo, basta definir os clientes que mais trazem lucro ou que são constantes e assim organizar suas ações por ordem de relevância.

Voltando a discutir sobre o uso desta ferramenta de análise no setor de vendas, utilizaremos a chamada regra 80/20.

A regra 80/20

Neste conceito considera-se a base de que 80% da receita de uma empresa advém de apenas 20% dos clientes, ou seja, existem “carros-chefe” no setor.

Na prática, a forma mais fácil de visualizar quais são os responsáveis pelos 20%, é criando um ranking. Veja o faturamento de cada cliente, mensalmente. Logo, você terá informações sobre os que mais geram lucros e poderá separá-los pelas seguintes classes:

Classe A

São os que mais geram receita e por isso, devem ser considerados no topo das ações de venda e até mesmo, na elaboração das estratégias de marketing.

Classe B

Classificam-se como média importância, aqui o objetivo é sempre levá-los para a classe A, por isso a atenção deve ser redobrada.

Classe C

Compram com pouca frequência e não investem em itens de valores altos. Podem representar até 30% do valor total da base, apesar das estimativas variarem de acordo com cada empresa.

Se você está se perguntando qual a importância de adotar uma curva abc de vendas, deve entender que com esta divisão de prioridades, fica fácil para o gestor destinar os recursos, esforço de trabalho e ações de acordo com o perfil de investimento do cliente.

Agora que já entendeu como a curva ABC de vendas ajuda o seu negócio,  entenda como ela atua na gestão de estoque. Continue acompanhando o blog Ignição Digital para mais dicas matadoras!

Artigos Relacionados

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...

marketing-e-cultura-do-cancelamento

Marketing e Cultura do Cancelamento — Como Gerir um Negócio para Evitar o Cancelamento da sua Empresa?

Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...