Você já sabe o que é curva ABC de vendas? Sabia que esta pode ser a sacada genial que falta para alavancar o sucesso dos seus negócios? Entenda mais sobre esta estratégia de gestão neste artigo!
O que é a curva ABC de vendas?
O termo curva ABC refere-se a um método de gestão mais eficiente, que se baseia na definição de prioridades e pode ser aplicado em diversos setores, sendo muito utilizado para organizar o estoque de produtos em e-commerce ou mesmo os clientes de uma agência de marketing digital. Quer aprender mais? Continue lendo.
Como o seu negócio pode se beneficiar da curva ABC de vendas?
Agora é que entra a dica matadora que temos para você: chegou a hora de aprender a aplicar o conceito! Isso mesmo, a curva ABC de vendas trabalha com um conceito de priorização. Ela te ajudará a definir quais os produtos com mais vendas e por consequência, melhorará a gestão de recursos e compras.
Na curva ABC de clientes, o raciocínio é o mesmo, basta definir os clientes que mais trazem lucro ou que são constantes e assim organizar suas ações por ordem de relevância.
Voltando a discutir sobre o uso desta ferramenta de análise no setor de vendas, utilizaremos a chamada regra 80/20.
A regra 80/20
Neste conceito considera-se a base de que 80% da receita de uma empresa advém de apenas 20% dos clientes, ou seja, existem “carros-chefe” no setor.
Na prática, a forma mais fácil de visualizar quais são os responsáveis pelos 20%, é criando um ranking. Veja o faturamento de cada cliente, mensalmente. Logo, você terá informações sobre os que mais geram lucros e poderá separá-los pelas seguintes classes:
Classe A
São os que mais geram receita e por isso, devem ser considerados no topo das ações de venda e até mesmo, na elaboração das estratégias de marketing.
Classe B
Classificam-se como média importância, aqui o objetivo é sempre levá-los para a classe A, por isso a atenção deve ser redobrada.
Classe C
Compram com pouca frequência e não investem em itens de valores altos. Podem representar até 30% do valor total da base, apesar das estimativas variarem de acordo com cada empresa.
Se você está se perguntando qual a importância de adotar uma curva abc de vendas, deve entender que com esta divisão de prioridades, fica fácil para o gestor destinar os recursos, esforço de trabalho e ações de acordo com o perfil de investimento do cliente.
Agora que já entendeu como a curva ABC de vendas ajuda o seu negócio, entenda como ela atua na gestão de estoque. Continue acompanhando o blog Ignição Digital para mais dicas matadoras!