Quem acredita que tem uma ideia inovadora e promisso em mente tenta buscar uma maneira de tirá-la do papel, não é mesmo? Porém, sabemos que trazer algo ainda imaterial para a vida real pode ser uma tarefa bastante desafiadora, e é aí que entra o capital semente.
Afinal, o que é o capital semente?
O capital semente é um dos muitos modelos de capital de risco existentes nos dias de hoje. É uma das formas que os empreendedores encontraram de desenvolver um financiamento em longo prazo, mas que estivesse acima do investidor-anjo. No capital semente, o dinheiro é angariado por meio de um fundo de investimento. Isso significa que não existe apenas um investidor pessoa física, como no investidor-anjo, e sim vários.
Uma das peculiaridades do capital semente é que ele tem um único objetivo: cobrir todas as despesas iniciais da organização. Normalmente, os fundos de investimentos envolvidos não estão aplicando em apenas uma empresa em início de carreira, e sim em várias. Uma única aplicação pode chegar a até mesmo cinco milhões de reais.
Como conseguir um capital semente?
O capital semente é uma maneira de tornar o seu empreendimento mais estável. É um grande passo e uma vantagem enorme sob seus concorrentes. A melhor maneira de conseguir um desses investimentos é a partir de networking, Faça participação em eventos, palestras, congressos, etc. Mostre quem você é e o que sua empresa faz e representa para o mundo. Muito de uma boa captação de recursos se deve aos contatos que você tem, e nada melhor para arranjar bons contatos do que um bom evento.
Porém, para chamar a atenção destes tubarões do mercado, você terá que contar com um modelo de negócios sólido. Existem algumas empresas que trabalham especificamente com capital semente, sabia? Algumas delas são a Seed Capital, Criatec, Contrapar, Novarum, etc.
A chave é pesquisar muito e mostrar o diferencial daquilo que está oferecendo. Quer mais dicas sobre empreendedorismo e gestão de negócios? Continue acompanhando a Ignição Digital! São novos conteúdos todos os dias para te manter sempre atualizado.
Vivemos em um país que o governo só pensa em arrancar dinheiro do povo por meio de impostos, e nada de de investir em que empreender.