Alguns designers vieram até a Ignição Digital e tiveram uma conversa bem legal comigo! Como quebrar uma objeção de vendas? Essa é uma das coisas que eu nunca ensinei por aqui: como quebrar uma objeção que não pode ser quebrada.
A primeira parte de você quebrar uma objeção de vendas é você reconhecer que aquilo é uma objeção válida. Ela não veio do nada. O jeito de reconhecer uma objeção válida é pensar que a pessoa que está argumentando com você disse aquilo porque viu, no mercado, algo ou alguém que faz isso — e funciona. Se funciona com ela, qual a razão para não funcionar com você?
É preciso reconhecer, então, que existem pessoas que fazem aquilo que está sendo argumentado com você. A primeira vista pode parecer que essa não é uma maneira de quebrar uma objeção, mas este é sim o primeiro passo, pois assim você pode usá-lo a seu favor.
O último passo para quebrar uma objeção em vendas
A segunda pergunta que deve ser feita é: isso é uma verdade absoluta? Na realidade, pode ser que não seja.
Uma vez me disseram que eu deveria crescer dez vezes o tamanho de minha empresa, na época. Eu disse que não queria crescer tudo aquilo, já que não queria ter de trabalhar dez vezes mais para manter o negócio em pé e bem sucedido.
A pessoa me respondeu que, na verdade, trabalhar dez vezes mais para um tamanho 10 vezes maior não era uma realidade, e sim uma possibilidade. Então ele fez a grande pergunta: quando sua empresa era dez vezes menor do que é hoje, você trabalhava dez vezes menos? Sua vida era dez vezes pior? Minha resposta, é claro, foi não para as duas questões.
Ele me provou que, na verdade, o que eu disse não era uma resposta absoluta. Apenas uma possibilidade. É assim que se quebra uma objeção em vendas.
Para mais dicas de sacadas como essa continue acompanhando a Ignição Digital!