Geolocalização é uma das palavras-chave quando o assunto é inovação e tendências do mercado digital. Você já ouviu falar sobre a tecnologia beacon? Se não, precisa ler este artigo para descobrir como ela pode fazê-lo ficar ainda mais próximo do seu público! Ficou curioso?
O que é a tecnologia beacon e como funciona?
Se eu tivesse que traduzir essa expressão, diria que “sinalizador” é a melhor opção. Isso porque ela tem o objetivo de acompanhar as pessoas em alguns ambientes específicos. Calma, pode parecer assustador, mas só é tecnologia mesmo. E é incrível!
Por meio de um sinal entre servidor e dispositivos móveis — carregados pelas pessoas —, com o Bluetooth LE via ondas de rádio, é possível identificar e acompanhar clientes em espaços determinados.
Por exemplo: imagine uma loja bastante movimentada do segmento de varejo. Agora pense como seria interessante poder mensurar quanto tempo os consumidores permanecem, por qual categoria da loja têm mais interesse, se demoram ou não para serem atendidos, além de outros indicadores importantes para suas estratégias.
Por que investir nesse tipo de inovação?
Conhecer o seu público vai além de achismos. Com dados mais específicos é possível ter um detalhamento completo para criar planos para ações de marketing e até para firmar parcerias. Já imaginou como pode ser simples criar e modificar as personas do seu negócio com dados aprofundados? Quantas táticas podem ser certeiras e como terá uma visão completa sobre seu empreendimento? É como ter o poder do conhecimento em suas mãos!
Como gestor, você terá posse de métricas muito valiosas e poderá elevar a performance do ponto de venda. Além disso, terá informações que poderão impulsionar seus resultados.
Truque para engajar
Uma dica especial é lançar promoções especiais para aqueles que estão visitando sua loja ou estão nas proximidades. O que acha? Poderá criar uma oferta exclusiva para visitantes recorrentes. Marketing de experiência é uma das formas mais certeiras de conquistar clientes e de fidelizá-los, investindo em relacionamento.
Agora que já entende mais sobre esta tecnologia, que tal começar a montar seu planejamento para as próximas ações da sua empresa? Continue se capacitando e encontre o melhor entre as novidades do mercado para oferecer produtos, serviços e experiências personalizadas para seu público-alvo!