Você já recebeu uma daquelas famosas cartas de vendas? Aquele papel que tem um título extremamente chamativo, conta ótimas histórias e no fim anuncia um produto que vai mudar a sua vida? Provavelmente este texto foi obra de um copywriter.
Especialistas na arte da persuasão, esses profissionais sabem exatamente o que devem fazer para convencê-lo a comprar o que estão oferecendo! Quer saber mais sobre isso e até mesmo entender as razões pelas quais é bom ter um desses em sua empresa? Confira este artigo!
O que faz um copywriter?
O copywriter é profissional na arte da escrita persuasiva, e utiliza as técnicas do copywriting para gerar convencimento em diversos tipos de materiais, desde as cartas de vendas, sobre as quais já falei, até e-mails e conteúdos para sites.
Um escritor como esses precisa, além de ter um bom traquejo e qualidade na hora de produzir textos, dominar muito bem todas as minúcias e características da escrita persuasiva.
Abaixo, elenco algumas das habilidades que um copywriter precisa ter:
Saber começar um texto
Começar um texto parece algo fácil, mas quando se trata de uma peça de copywriting, ele precisa ser no mínimo perfeito desde o título!
Títulos como “Confira 5 dicas que farão seu lucro triplicar em um mês!” são obra de copywriters, mas eles não podem parar por aí, pois depois do título, eles precisam fazer um primeiro parágrafo irresistível, e então levar o leitor dali até o final para que ele atinja o ponto de certeza da compra.
Conhecer o público
É mais do que essencial que o escritor conheça MUITO bem seu público, pois se uma vírgula que seja não trouxer identificação, o leitor desistirá e todo o trabalho de um mês (sim, alguns textos de copy podem demorar meses para ser feitos) será perdido em minutos.
Contar histórias
Uma das principais características do copywriting é trabalhar a emoção do leitor por meio de gatilhos mentais, para que sua decisão de compra baseie-se principalmente nos instintos involuntários.
Sendo assim, um bom copywriter precisa criar uma história que pegue quem lê pelo coração, e não pela razão. Toda a trajetória deve ter trechos que façam com que o possível comprador se apaixone por aquilo que está escrito ali. Entender bem as técnicas de storytelling é fundamental.
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