Você já parou para pensar em como que os clientes chegam até o produtos ou serviços que necessitam e realizam a compra? Entender esse processo é essencial para estabelecer um relacionamento e entender melhor o seu público, além de conseguir traçar boas estratégias para o seu negócio. Para te ajudar neste processo, neste artigo, você vai entender o ciclo de compras e o caminho que o consumidor faz até finalizar uma compra. Confira!
O que é ciclo compras?
Resumidamente, o ciclo de compras pode ser definido como as etapas que o consumidor percorre até efetivar a compra. Entender o processo é benéfico, pois fica mais fácil entender o que o cliente espera e precisa em cada momento específico da jornada.
Por exemplo, um consumidor que acabou de ter contato com o seu negócio, vai precisar ter acesso às informações relevantes em relação aos produtos e serviços ofertados. Já o cliente que conhece o negócio e, possivelmente, já realizou uma compra, está em outro momento do ciclo, logo é importante mantê-lo informado sobre as novidades disponíveis.
Vantagens de entender o ciclo de comprar do consumidor
Os consumidores apresentam diferentes necessidades e comportamentos durante uma jornada de compras, compreender a necessidade de cada um, é essencial, pois possibilita o desenvolvimento de uma relação mais direta e atendimento personalizado ao interesse e necessidade do cliente no momento em questão.
Ou seja, o cliente sentirá que as dúvidas e dores serão atendidas e ele ficará mais instigado para realizar a compra. Além disso, é interessante frisar que, a partir do entendimento dos processos que compõem o ciclo de compras, é possível assistir reduções nos custos de aquisição de cliente. Esse fato ocorre, pois as ações estratégias para captação ficam mais eficientes e objetivas a cada tipo de público.
Fases do ciclo de compras
Após entender o que é o ciclo de compras, é interessante conhecer as fases que compõem o processo. Veja as cinco etapas:
1.Consciência
A primeira etapa da jornada percorrida, ocorre a partir do primeiro contato entre o consumidor e empresa. O cliente possui um problema, porém ainda não sabe como resolvê-lo. Essa é a oportunidade para investir na divulgação dos seus serviços e produtos.
2.Consideração
No período de consideração, o consumidor já sabe que a sua empresa poderá auxiliar a solucionar o problema, no entanto, ainda tem dúvidas se deve ou não fechar negócio. Nesse momento, é importante oferecer informações que possibilitem o cliente a perceber o diferencial e qualidade de sua empresa.
3. Compra
Na terceira etapa, o consumidor já passou pelas duas etapas, conheceu e comparou produtos e serviços. Agora chegou o momento de realizar a decisão e criar a possibilidade compra efetiva para solucionar o problema existente. É importante transmitir confiança e atenção ao cliente, para que não reste dúvidas em relação a finalização do negócio.
4.Retenção
Em caso do fechamento da compra, é importante estabelecer uma relação com o consumidor e proporcionar uma boa experiência pós-venda. Além disso, peça feedbacks aos clientes, entenda as avaliações e perceba quais pontos devem ser melhorados. A opinião do consumidor é essencial para o aprimoramento dos seu atendimento.
5.Advogacia
Após a finalização da compra e a manutenção de uma boa relação com os consumidores, é possível que o cliente fique satisfeito com o relacionamento criando com a sua empresa. A partir desse momento, o consumidor satisfeito passa a defender e indicar seu negócio, ajudando na decisão daqueles que estão na fase de consideração do ciclo. Incrível, não?
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