O contrato de vesting é um termo que tem se popularizado cada vez mais no meio organizacional. Muito utilizado em startups, ele nada mais é do que um acordo jurídico bastante interessante e promissor tanto para colaboradores, quanto para gestores.
Em suma, é uma mistura entre um contrato de investimentos tradicional e uma garantia de participação em um determinado empreendimento. No contrato de vesting a empresa passa a oferecer o direito que seus colaboradores possam participar da organização de maneira societária. Ou seja, eles se tornam sócios.
Para que serve o contrato de vesting?
A principal função do contrato de vesting é fazer com que os colaboradores de uma empresa enxerguem ainda mais valor no que a organização está entregando. Comumente oferecidas a funcionários de alto escalão, de forma a alinhar os interesses de ambos os lados do negócio.
Esse tipo de contrato tem sido cada vez mais utilizado em empresas do tipo startup porque o envolvimento do colaborador com o crescimento do negócio é muito maior neste tipo de formato. Se a empresa está investindo verdadeiramente nas ideias daquele colaborador e permitindo que criem seus próprios serviços ou produtos, nada mais justo do que receber progressivamente os direitos de participação daquela determinada empresa, não é mesmo?
A importância desse tipo de contrato
O contrato de vesting tem como maior importância a atração e retenção de talentos em uma empresa. Reter colaboradores é uma tarefa bastante complicada, visto que muitos são movidos pela remuneração financeira e também pelos benefícios oferecidos. A partir do momento que aquele funcionário passa a se sentir parte do negócio contribuindo com suas ideia e é remunerado com uma distribuição de dividendos ou ações, as chances de retenção são muito maiores.
O formato de contrato também é uma maneira de blindar os empreendedores donos daquela determinada organização, visto que, além da distribuição ocorrer de maneira progressiva, ela ainda acontece apenas durante o tempo que durar a parceria de ambas as partes.
Gostou de saber o que é contrato de vesting, sua importância e aplicações? Para saber mais sobre empreendedorismo continue acompanhando a Ignição Digital e fique sempre por dentro das novidades da área.