Você conhece o modelo Canvas? Iniciar um novo negócio é desafiador. Existem muitas etapas e este processo, de tão complexo, pode parecer confuso.
Acredito que meu propósito de vida é ajudar as pessoas a compreenderem seu potencial e encontrarem os caminhos ideais para a realização de seus projetos. Pensando nisso, crio diversos artigos como este para guiá-las rumo às suas trajetórias de sucesso.
Hoje vou falar sobre um modelo de negócios bastante útil e facilitador. Acompanhe!
Coloque sua ideia no papel com o modelo Canvas
Para começar seu projeto, deixe o medo de lado. Encare esta jornada com confiança para estruturar as ideias da melhor forma possível. Lembre-se de que tudo o que tem em mente já não precisa estar no formato ideal. Afinal, é por meio deste planejamento que poderá ter uma visão ampla para seguir os próximos passos.
Business Model Canvas — como funciona?
Esta ferramenta foi desenvolvida por John Smith para ajudar pessoas a criarem estratégias para novos negócios, ou até mesmo para estruturar de maneira mais clara os já existentes.
Ela consiste no preenchimento de nove tópicos, são eles:
- proposta de valor — preencha como sua empresa atuará, porém, mostre a forma como ela acrescentará valor aos clientes;
- segmento de clientes — quem é o seu público-alvo? Preencha de uma forma geral e depois terá informações relevantes para montar as personas;
- canais — quais serão seus canais de atuação? Neste caso, não falo de redes sociais, mas sim de canais de vendas;
- relacionamento — como seu negócio estará em contato com os clientes? Aqui sim podem entrar redes sociais e outros canais digitais;
- atividades — liste os serviços prestados por seu empreendimento, de forma clara;
- recursos necessários — do que precisará para fazer com que sua empresa funcione? Recursos humanos e materiais devem fazer parte deste tópico;
- parcerias — apresente que empresas e profissionais estarão na sua lista de contatos para atividades terceirizadas. Estes parceiros serão úteis para diminuir seus custos;
- fontes de receita — como a sua proposta de valor e os seus serviços o farão gerar receita;
- estrutura de custos — faça uma lista com tudo o que gera gasto para que sua proposta de valor seja entregue.
Uma peculiaridade deste processo de planejamento é que deve ser feito em uma tabela e preenchido com notas autoadesivas e coloridas. Assim, terá um visual mais completo e compreensível.
A ideia é justamente essa: olhar para o plano inteiro para entendê-lo com mais facilidade e rapidez. Outro benefício é que, sempre que precisar mudar algum detalhe, basta arrancar um dos adesivos e substituí-lo. Tudo ficará bem mais simples, não é mesmo?
Gostou? Continue acompanhando os conteúdos aqui no Ignição Digital e compartilhe comigo as suas impressões nos comentários abaixo!
Muito bom artigo… Todo planejamento é sem dúvida uma receita para sucesso