Gerir a própria empresa pode ser uma tarefa desafiadora, mas aprendendo a delegar funções e aplicando métodos de controle de estoque, sua gestão sera tranquila e lucrativa. Confira a importância de manter o estoque sob controle e métodos para executar esta ação.
Porque investir em métodos de controle de estoque
Você está com uma pequena empresa e ainda não sente a necessidade de implementar novos métodos de controle de estoque? Saiba que investir neste tipo de planejamento pode te ajudar a crescer. Conforme seus números aumentam, também a necessidade de organização em cada setor, por isso começar deste já fará a diferença no futuro.
Criar um inventário
Talvez esta seja a dica mais matadora e fundamental! Criar um inventário é uma forma de ter controle de cada entrada e saída do seu estoque, além de conseguir visualizar as quantidades e fazer projeções dos períodos de reposição.
Cálculo dos custos com armazenamento
O cálculo dos custos também podem trazer maior controle sob o que acontece neste setor da sua empresa. Afinal, sem um bom planejamento e clareza dos gastos, o seu orçamento pode acabar totalmente comprometido com reposições fora de hora e desnecessárias. Ou ainda, aquisição de materiais por preço maior com fornecedores para cobrir uma falta repentina de produtos.
Treinamento
Não importa quantos funcionários sejam responsáveis por administrar o seu estoque. É importante treiná-los, ensinar a manter um controle de entrada e saída, cálculos de custos, projeção de gráficos em planilhas e o que mais for necessário.
Desta forma será mais fácil definir funções para o profissional e também criar um plano de carreira para que ele se desenvolva junto com a empresa.
Adote o método PEPS
Um dos melhores métodos de controle adotados no Brasil é o PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai). Ele é fundamental para não perder de vista as datas de cada produto no estoque.
Quando ocorre uma venda, dá-se baixa naquelas mercadorias que chegaram primeiro, sendo as prioritárias para serem despachadas.
Integre o método MPM
Este também é muito aplicado entre os métodos de controle de estoque brasileiro. Conhecido como MPM (Média Pondera da Móvel), é fácil de implementar. Basta somar os custos do primeiro lote com o novo e dividir pela quantidade de mercadoria. Assim, a sua margem de preços sempre fica lucrativa e segura.
Para entender mais formas de gestão de estoque, confira como calcular o giro de estoque e não deixe de acompanhar todas as publicações do Ignição Digital!