Gerador de Personas — 3 Opções Online

Marketing Digital

Gerador de Personas — 3 Opções On-line

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Uma persona é basicamente o perfil de cliente que você deseja atingir, representado digitalmente por uma série de características simuladas, desde o nome até as particularidades psicológicas, físicas e financeiras.  Uma boa maneira de criar as suas é utilizar um gerador de personas. Veja mais sobre eles neste artigo que preparei!

O que não pode faltar em uma persona?

Antes de falar sobre gerador de personas é importante falar sobre como criar estes “avatares”. É necessário se apoiar nos seguintes pilares:

  • • Idade;
  • • Cargo;
  • • Hábitos;
  • • Frustrações;
  • • Desafios;
  • • Hobbies;
  • • Estilo de vida;
  • • Fontes de informação;
  • • Como toda a decisão influencia na hora da compra;
  • • Principais fatores de interesse que levam à compra.

Este são alguns dos principais pontos para que seja construída uma persona. Você ainda pode adicionar as “dores”, ou seja, os problemas pelos quais ela passa que poderiam ser resolvidos com o seu produto.

Você pode, até mesmo, coletar características de uma pessoa real que se encaixa no perfil do produto e uni-las às de sua persona. Dessa maneira poderá, inclusive, parametrizar de maneira eficaz o possível sucesso de certas peças e campanhas ao trocar informações com tal pessoa.

Qual gerador de personas utilizar?

Existem diversas opções online super intuitivas e tranquilas para você criar as suas personas. Veja algumas que separei e merecem destaque:

1. O Fantástico Gerador de Personas (RD e Rock Content)

A Resultados Digitais, em parceria com a Rock Content, duas gigantes do mercado de marketing digital, desenvolveram um gerador de personas completo e gratuito para você.

Com ele você pode, rapidamente, seguir um passo a passo simples e prático e gerar um documento em PDF com todas as informações da sua persona.

2. Superpersona (Superstorm)

O Superpersona, da Superstorm, também é gratuito e tem a intenção de ser simples e intuitivo.

Com imagens e características claras o sistema consegue, sem problemas, descrever com fidelidade seu cliente ideal!

3. Make my Persona (Hubspot)

O Make my Persona (em inglês) é a ferramenta da Hubspot para a criação de buyer personas de maneira simples e eficiente. O diferencial dela é o potencial educativo.

Em sete passos rápidos você, além de criar sua persona, pode aprender um pouco mais sobre a importância de cada etapa por meio de pequenos textos na lateral da página. Dessa maneira, entenderá por que razão aquele passo que está realizando no momento é importante e faz a diferença.

Para mais dicas sobre marketing digital, confira os artigos do Ignição Digital!

Artigos Relacionados

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...

marketing-e-cultura-do-cancelamento

Marketing e Cultura do Cancelamento — Como Gerir um Negócio para Evitar o Cancelamento da sua Empresa?

Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...