Cada vez mais as redes sociais tem sido utilizadas como ferramentas para gerar divulgação, vendas e lucratividade por diversas marcas. Afinal, o público passou a buscar e a preferir ter acesso a conteúdos que estimulam um relacionamento mais natural com as empresas. Nesse sentido, com o intuito de obter bons resultados e conseguir mais engajamento nas redes, é importante saber como fazer parcerias com lojas no Instagram.
A obtenção de um parceiro deve ser benéfico para os dois lados, pois possibilita a integração entre as duas audiências. Quer saber como aplicar estratégias para conseguir boas parcerias? No artigo você vai ver:
Ter uma parceria com lojas no Instagram significa aproveitar a autoridade de outra marca para impulsionar o seu negócio.
Desse modo, é mais uma forma de divulgação. Ela não substitui a necessidade de ter uma página da sua empresa, fazer campanhas publicitárias, entre outras estratégias.
Antes de buscar como fazer parcerias com lojas no Instagram, é essencial que alguns fatores já estejam concretizados no seu perfil. Caso contrário, dificilmente será possível uma relação de parceira com uma marca.
Um dos fatores mais importantes, para começar, é saber quem é o seu público-alvo. Ou seja, o perfil consumidor que mais acessa a sua conta. Sabendo disso ficará mais fácil direcionar a que loja você pode fazer parcerias.
Para ter acesso a essa informação, em contas comerciais, o Instagram disponibiliza o número de pessoas que visitaram seu perfil, fica entre o nome de usuário e a foto da pessoa. Porém, só é possível ver quantas visitas teve e não quem visitou.
Outro ponto extremamente importante que deve ser considerado é o conteúdo. Afinal, ele é de qualidade ou não? Existe uma preocupação com o que é publicado?
Além da qualidade das postagens, é importante considerar a frequência que há publicações no seu perfil, uma vez que não vale passar muito tempo sem alimentar o feed, pois quanto menos publicações são feitas, o engajamento tende a cair.
O Instagram já é uma das principais redes sociais do mundo. Uma pesquisa da Hootsuite, em janeiro de 2019, mostrou que essa mídia ocupava o quarto lugar do ranking no Brasil, com 71% de utilização. O YouTube, o Facebook e o Whatsapp estavam na frente.
Em julho de 2020, o Instagram atingiu sua marca de 1 bilhão de usuários ativos no país, o que mostra como essa rede tem sido utilizada com frequência.
Sabendo desses dados, ainda acha que não é interessante usá-la na sua estratégia? Para atingir um público-alvo, além da frequência em publicações no feed, é possível:
Dependendo do seu público, uma dessas ações é mais assertiva do que outra. Teste e experimente!
Em 2017, as publicações no feed eram a forma que as marcas mais interagiam com seu público consumidor, com 83% das publicações. Já os conteúdos em vídeos, tinham um percentual de 9%, segundo o estudo da Metricool.
Com o conteúdo alinhado ao seu público-alvo, planejado e publicado com uma frequência, algumas dicas poderão impulsionar a concretização de parcerias com lojas no Instagram. Veja como:
Antes de selecionar e oferecer uma parceria com algum perfil, é essencial pesquisar e estudar as características do usuário e/ou marca.
Sem um estudo apurado, a obtenção de resultados ficará mais comprometida, principalmente se você não conhece qual tipo de conteúdo é publicado, quais são os valores do proprietário do perfil e diversos outros aspectos que podem comprometer o relacionamento com a sua audiência e impactar em seu engajamento.
É importante que, ao oferecer uma parceria, o relacionamento seja proveitoso para ambos os lados. Afinal, esse é o intuito da relação, certo? Para conseguir um envolvimento proveitoso é essencial que os conteúdos produzidos pelos perfis apresentem algum tipo de relação e de, alguma forma, as audiências se interliguem.
Por exemplo, se você publica conteúdos sobre moda e maquiagem, não faz muito sentido pensar em uma parceria com uma loja de suplementos. Porém, ao buscar por um perfil que realize vendas on-line de roupas, é provável que os resultados obtidos com as publicações sejam bem mais significativos.
Outra dica de como fazer parcerias com lojas no Instagram é analisar dados e métricas. Com a obtenção do perfil comercial, é possível utilizar os dados para realizar uma análise apurada da sua audiência e conseguir definir um público-alvo que mediará a produção do conteúdo.
Ao oferecer uma parceria com alguma empresa, a apresentação de números com os dados referentes ao seu engajamento, quantidade de curtidas médias por postagem e dados sobre a audiência possibilita que seja agregado valor ao seu trabalho. A organização de todas as informações métricas do seu perfil deve compor um Mídia Kit.
Se você ainda não encontrou um perfil ideal para oferecer uma proposta de parceria, sem dúvidas, o Social Rack poderá ajudar nessa tarefa. Com a ferramenta é possível encontrar os perfis mais influentes que seguem você e que apresentam a maior taxa de engajamento.
Com essas informações, fica mais simples selecionar e categorizar potenciais parceiros.
O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. Sua importância para marcas, principalmente no Brasil, é tanta que essa mídia já atingiu 1 bilhão de usuários ativos.
Para fazer estratégias assertivas, é necessário conhecer, de fato, o público que acessa seus conteúdos, uma vez que ficara mais fácil fechar parcerias com lojas no Instagram. Fazer uso de ações, como analisar métricas e estudar perfis, por exemplo, é uma ótima forma de atingir sucesso na rede social.
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