Uma coisa é fato, saber como fazer promoção no Facebook, ou um sorteio é uma das melhores formas de trazer engajamento para a página. Pois através deles é possível aumentar o número de curtidas, de seguidores e de compartilhamento.
No entanto, o grande problema é que muitos são realizados de forma arbitrária — sem seguir as regras impostas pela plataforma. Por isso não conseguem os resultados desejados. Portanto, se você quer obter sucesso com essa ação, veja as dicas que preparei!
Algumas dicas de como fazer promoção no Facebook
Primeiramente, para que você execute uma promoção no Facebook, você não pode fazer da maneira que achar melhor — isso porque o Facebook exige que você escolha uma ferramenta de gerenciamento de sorteio autorizada e cadastrada por eles.
Atualmente, existem 2 que são mais conhecidas e utilizadas que são a “Sorteieme” e o “YesGanhei!” — mas claro fica a sua escolha, desde que cumpra com todos os requisitos.
Outro ponto importante é que você entenda que todo e qualquer sorteio, promoção ou doação de itens no Facebook precisa estar devidamente de acordo com as regras da Caixa que coordena esse tipo de ação aqui no Brasil. Logo, se você pretende sortear algo utilizando o Facebook, terá que informar e se enquadrar nos parâmetros devidos.
Você deve estar pensando que tal ação não é seguida por muitas marcas, não é mesmo? E tem razão, porém o descumprimento das regras pode trazer prejuízos altos ao seu negócio — como por exemplo, uma ação coletiva de todos os participantes, reivindicando o prêmio — o que certamente será uma causa ganha por eles, já que seu sorteio está em descumprimento das leis.
O que não é permitido em uma promoção no Facebook?
Sabemos que encontrar essas informações é uma tarefa quase que impossível, pois a própria rede social não deixa claro o que não é permito. Veja a lista que preparei:
1. Obrigar o participante a ter um determinado número de curtidas ou compartilhamentos em sua publicação ou página;
2. Dar a informação que a melhor frase, a melhor foto, a melhor resposta ou qualquer ação do tipo é o que apontará o vencedor, já que pode haver arbitrariedade na escolha;
3. Realizar ou divulgar o resultado do sorteio através de mensagem privada ao ganhador. É necessário que esse resultado seja divulgado diretamente na linha do tempo com o nome e a marcação do ganhador;
4. Exigir que os participantes façam check-in no local, sendo uma loja, restaurante ou qualquer estabelecimento físico, pois isso aumenta o engajamento da página de forma não natural.
Ficou com alguma dúvida? Agora que você já sabe como fazer uma promoção no Facebook, veja mais conteúdos matadores aqui no blog da Ignição Digital!