Encontrar um lugar no mercado e se destacar é uma tarefa cada vez mais difícil, especialmente para as empresas iniciantes. Por isso, é preciso identificar e aplicar uma estratégia que combine com o negócio e seja útil ao crescimento. Se você ainda não ouviu falar da go to market, não sabe o que está perdendo!
Portanto, se você também está curioso e não vê a hora de colocar em prática essa novidade, veja as dicas que preparei neste artigo!
O método relaciona o mercado de atuação — os consumidores e produtos comercializados. Assim, consegue definir quais produtos devem ser trabalhados de acordo com cada categoria do cliente.
De uma maneira mais simples, a estratégia go to market foca em como a empresa irá colocar seu produto (bem ou serviço) em um mercado específico para atingir a maior receita e lucratividade — assim, sendo possível crescer o negócio.
Imagine as maiores empresas do mercado, elas parecem inabaláveis, certo? Mas não! Não importa se é uma empresa centenária ou recém-criada — seu sucesso depende da venda de produtos, plena satisfação dos clientes e adequada participação no mercado.
Para tanto, não basta “atirar para todo lado”. É preciso conhecer o público-alvo, entender o mix de produtos oferecidos e como as vendas podem ser otimizadas. Logo, é possível atuar com foco e obter, com diligência, os resultados progressivos.
Veja como construir uma visão sistêmica e consistente sobre o que deve ser feito no seu negócio:
O conceito de público-alvo é bastante conhecido e há muito tempo estudado. Consiste, na verdade, em um segmento de consumidores, relevantes à empresa, com determinadas características em comum — como sexo, idade ou estado civil.
O entendimento do público-alvo é útil para o negócio, afinal, possibilita a criação de uma série de estratégias e táticas eficazes.
Há uma grande confusão quando se fala em produto. É comum que a palavra seja associada estritamente aos bens tangíveis que são vendidos — o que não é verdade.
De acordo com o dicionário, produto é o resultado da atividade humana. Em outros termos, é tudo o que, de alguma forma, é produzido. Além dos bens tangíveis, serviços, lugares e até ideias podem ser considerados produtos em uma empresa.
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