Na hora de “vender o seu peixe” e conseguir fechar uma boa conta, muitos donos de agências ou funcionários do setor de vendas têm a mesma dúvida: como elaborar uma ótima proposta comercial simples?
Se você também tem dúvidas sobre o assunto e não quer ter prejuizos, veja as melhores dicas que preparei neste artigo!
Entenda as etapas que precisam ser seguidas para fazer uma boa proposta comercial simples:
Antes de começar a colocar a “mão na massa”, é muito importante que você se reúna com o potencial cliente e faça um bom briefing, entendendo quais são as principais dores desse prospect e o que ele espera que a sua agência traga de resultado.
Alinhar esses pontos antes de enviá-la é fundamental, afinal, somente assim você poderá produzir um material que esteja alinhado com o que o futuro cliente espera (e aumentar as suas chances de fechar negócio).
Se for possível, tenha um pré-roteiro de determinadas perguntas padrão que ajudam você a entender o cenário e a definir as estratégias que serão mais eficientes. Quanto mais você entender o problema, mais fácil será produzir a proposta depois.
Agora que você já entendeu o que o cliente deseja, é hora de começar a definir e a desenhar a estratégia que será apresentada na proposta, dentro do tempo estipulado na reunião, focando nos objetivos desejados pelo prospect.
Realizar essa etapa antes de escrever a proposta é muito importante, pois lhe ajudará a entender quantos profissionais você terá de alocar para atender essa conta, quais jobs terão de ser feitos e qual o cronograma de entrega, por exemplo, tornando mais simples precificar com precisão o seu trabalho.
Aproveite esse momento para fazer uma boa pesquisa sobre o mercado e o nicho do potencial cliente, cases de sucesso de outras agências podem lhe ajudar a ter novos insights, estudos sobre a concorrência e, se for o caso, até experimente alguns dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.
Com tudo isso bem claro e definido, será mais fácil passar as ideias para o papel, já que a maior parte do trabalho foi feita. Nessas horas, lembre-se de que uma apresentação adequada é fundamental para transmitir ainda mais confiança e segurança.
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