Você trabalha com vendas e ainda não sabe qual a forma ideal de organizar seus fluxos internos? Isso é uma questão importante, pois o seu sistema financeiro empresarial merece muita atenção, já que afeta os demais setores da companhia. Pensando nisso, vou ajudar você a entender a importância da utilização de uma planilha de acompanhamento de vendas e como prepará-la da melhor forma possível.
O que é uma planilha de acompanhamento de vendas?
A planilha de acompanhamento de vendas é um material útil para gestores ou para responsáveis da área. Quem trabalha com lojas físicas ou até mesmo e-commerce também pode contar com este suporte para melhor organizar os produtos, o que tem em estoque e as saídas.
É interessante que este documento contenha abas distintas para produtos — afim de organizar o estoque — e para os períodos do ano. Isso porque, na parte dos itens que você vende, poderá organizar seu estoque e ter uma visão das suas ofertas internas. Já na aba de vendas por período, terá uma compreensão sobre o que tem mais saída e sobre o resultado mês a mês.
Sobre os produtos, você precisa ter como campos obrigatórios:
- • nome;
- • numero de referência;
- • preço;
- • observações gerais sobre o item.
Na área do cronograma de vendas é necessário conter:
- • período/mês;
- • saídas — para indicar os itens vendidos e suas categorias;
- • valores;
- • observações gerais;
- • total garantido por mês.
Estes são apenas os dados essenciais, mas, você precisa analisar de forma particular para entender como se aplica à realidade do seu negócio. Por exemplo: em algumas empresas, é necessário colocar um campo para o vendedor ou para o responsável, já em outras, é preciso adicionar o canal de venda. Portanto, analise o seu processo interno e crie o modelo de maneira personalizada.
Como fazer a gestão?
Com a sua planilha de acompanhamento de vendas em mãos, saiba que, por mais que prefira ter tudo no papel, é preciso que estes dados estejam, também, no meio digital.
Crie um documento no Excel ou em planilhas on-line para que todas as informações fiquem registradas e não se percam. Tenha um backup dos dados e garanta que seu histórico de vendas esteja a salvo.
Benefícios de contar com essa planilha:
Com a utilização da planilha você garante:
- organização interna;
- visão ampla das suas vendas;
- relatorização simplificada;
- visão dos melhores vendedores;
- compreensão de quais produtos são os mais queridos pelo público;
- insights para novas estratégias e muito mais!
Agora que já sabe tudo sobre a planilha de acompanhamento de vendas, pode começar a criar a sua e elevar a performance do seu negócio! Preparado? Depois me conta os resultados!
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