Se você tem a sua própria empresa ou trabalha no setor comercial, precisa contar com o suporte de uma planilha de prospecção de clientes para otimizar seu tempo no dia a dia.
Minha dica é: sempre que puder, utilize softwares e ferramentas a seu favor. Isso torna o trabalho muito mais ágil e eficaz. Se você quer ter bons resultados, mova-se em busca deles!
Montar uma planilha de prospecção de clientes não é tão difícil quanto parece. Basta ter atenção aos detalhes para identificar o que é realmente importante para sua empresa.
O primeiro passo deve ser entender o seu cenário. Que tipo de clientes atende? Os campos de uma planilha para negócios B2B é diferente das de B2C, por exemplo.
Escolha o seu programa preferido para começar a montar o seu negócio, pode ser plataformas offline ou digitais. Mas, se puder, salve seus arquivos na nuvem para não correr o risco de perdê-los.
O segundo passo é separar sua planilha de prospecção de clientes em blocos: perfil, prospecção e acompanhamento.
Neste bloco deve conter:
Alguns pontos são importantes:
Neste bloco, você deve criar um cronograma de andamento. Ele deve conter as datas de reuniões ou de decisões importantes, bem como o status da prospecção.
Agora que tem a sua planilha de prospecção de clientes definida e estruturada, você precisa saber gerir. Afinal, de nada vai adiantar ter um bom material, sem a disciplina de preenchê-lo.
Crie uma rotina para não esquecer de preencher corretamente e com a periodicidade certa. Somente assim terá um material organizado e entenderá como atender bem cada cliente.
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