Como Calcular Ponto de Equilíbrio de Uma Empresa de Forma Simples?

Como Calcular Ponto de Equilíbrio de Uma Empresa de Forma Simples?

Você sabe o que é ponto de equilíbrio (PE) em uma empresa? O termo refere-se ao faturamento mínimo mensal que a companhia deve obter para conseguir cobrir todos os gastos (sendo custos fixos e variáveis) daquele período. Hoje, vamos entender melhor sobre o assunto e ainda veremos como calcular ponto de equilíbrio. Confira!

O que é ponto de equilíbrio?

Como vimos, o ponto de equilíbrio é o ponto crítico da empresa. Ou seja, demonstra se o rendimento do mês conseguiu pagar todos os custos e despesas, sem prejuízos ou lucros.

Ele funciona também como um indicador para entender sobre o nível de produção e valores dos produtos/serviços vendidos.

Ao calcular esse ponto, caso o resultado dê abaixo dele, significa que a empresa teve prejuízo naquele período. Já quando ocorre o contrário, sendo o resultado do cálculo acima do ponto de equilíbrio, quer dizer que houve lucro.

Portanto, entender e saber como calcular ponto de equilíbrio é de extrema importância para uma empresa e seu futuro.

Como encontrar o ponto de equilíbrio de uma empresa?

O cálculo do PE envolve os custos fixos e variáveis de uma empresa, assim como as receitas obtidas.

Os custos fixos são aqueles que não variam dentro da companhia, ou seja, são valores que o gestor sabe que pode contar todos os meses, como o aluguel do local, seguro, entre outros.

Já os variáveis são referentes aos que, como o próprio nome diz, variam. Ou seja, custos com matéria prima, mão de obra, etc, entram nesse campo.

Também falamos sobre margem de contribuição quando o assunto é como calcular ponto de equilíbrio. Essa margem vai demonstrar o valor que cada item produzido tem para ajudar a custear os custos.

Agora que você entendeu alguns conceitos importantes, vamos conferir como é feito o cálculo do PE.

Aprenda como calcular ponto de equilíbrio

Para o cálculo, é necessário usar a fórmula:

• Ponto de Equilíbrio = (Custo Fixo / (Receita – Custo Variável)) x 100.

Aqui, o valor obtido entre Receita – Custo Variável é chamado de Margem de Contribuição.

O resultado do PE vai demonstrar qual será o valor mínimo a ser vendido no período para conseguir bater as contas, sem ficar no vermelho e também sem obter lucro.

Portanto, para atingir a lucratividade, será necessário pensar em estratégias que aumente os preços de venda ou diminua os custos.

Gostou de aprender como calcular ponto de equilíbrio? Não deixe de fazer este cálculo em sua empresa, pois é de grande valia para determinar o andamento dos processos e evitar a falência!

Veja mais artigos empresariais no Ignição Digital.

Fórmula de Lançamento - Ebook

O maior evento virtual da América Latina para pessoas comuns que querem criar ou escalar um negócio digital até os R$ 2 milhões de faturamento

As mais recentes estratégias que estão dando certo no digital para você replicar no seu negócio.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *