Você já deve ter ouvido falar do mix de marketing. Mas, se ainda não sabe o que é, vou te contar!
Também conhecido como “os 4 P’s”, “pontos essenciais do marketing” ou mesmo outras expressões que indiquem a mesma explicação, esse conceito precisa ser estudado.
Esse mix é, como o nome indica, é uma mistura do que é realmente importante quando estamos falando de marketing, seja digital, offline, ou em plataformas diversas.
Para ser mais específico, preciso iniciar com o conceito do tema, o que de fato expressa o conteúdo do mix de marketing.
Ele nada mais é do que um conjunto de estratégias utilizado para gerar e impulsionar o desejo de consumo nas pessoas.
Esse consumo não necessariamente está ligado à compra de produtos.
Pode ser o consumo de itens sim, mas também de serviços, de conteúdos, de relacionamento com a marca e muito mais.
Essas estratégias podem ser adaptadas à realidade de cada negócio, o que proporciona mais liberdade e torna o processo de planejamento de marketing das empresas bem mais criativo.
Lembre-se: criatividade é fundamental para se diferenciar. Este é um dos conselhos que dou a amigos empreendedores.
O mix de marketing conta com quatro pilares que são essenciais e, em complemento um do outro, resultam na estratégia completa:
O que sua empresa oferece?
Neste ponto, é preciso responder não só sobre itens e objetos físicos, mas serviços também entram no tópico.
Além disso, é preciso pensar no que mais é oferecido junto de seu produto, mas de maneira intrínseca a ele.
Por exemplo: você vende peças de roupa, mas, junto a elas, entrega mais estilo às pessoas, mais autoestima e outros fatores que influenciam na valorização do “produto” da sua empresa.
Aqui, liste também que demandas você atende, como atende com seus produtos e o que os diferencia dos concorrentes diretos e indiretos.
O preço do seu produto tem que ser decidido com base nos seus custos e na lucratividade que a empresa precisa ter.
Mas, é importante analisar os concorrentes e ter o embasamento do tópico anterior para compreender não só quanto ele vale em dinheiro, mas o preço justo pelo que agrega para os consumidores.
Pesquise seu público-alvo para entender, também, como quanto ele está disposto a pagar.
Este tópico refere-se não só ao ambiente onde seus produtos serão vendidos, mas também como seu target chegará até ele, como o encontrará.
Crie estratégias para que seja conveniente o encontro do público com seus itens.
A promoção nada mais é do que a comunicação.
É quando o seu mix de marketing se torna completo e é preciso propagar seus produtos e serviços para as pessoas, a fim de encontrar aqueles que estão dispostos a pagar por eles.
Não apenas isso, para encontrar, também, as pessoas que se fidelizarão à sua marca.
Gostou de saber mais sobre o mix de marketing?
Esse é o momento ideal para começar a mudar a realidade da sua empresa ou mesmo para abrir o seu próprio negócio, entendendo a importância dos 4 P’s!
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