dropshipping nacional

Marketing Digital

Entenda o Cenário do Dropshipping Nacional e Invista Nesta Área

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

O e-commerce continua como um segmento que ganha cada vez mais espaço entre os consumidores brasileiros, atingindo uma expectativa de crescimento significativa. Com isso, conhecer soluções como o dropshipping nacional é fundamental para os lojistas que querem manter a lucratividade.

Esse também é seu objetivo? Veja as melhores sacadas que preparei neste artigo!

O que é o dropshipping nacional?

O conceito de dropshipping refere-se a uma modalidade do comércio eletrônico na qual o lojista não mantém o estoque dos produtos que comercializa, fazendo com que ele atue como um intermediário nas vendas.

O modelo funciona assim: em vez de comprar os produtos e mantê-los em estoque próprio, enviando conforme os clientes compram, no dropshipping, o lojista solicita junto ao fornecedor o produto, depois que o consumidor já fechou a compra, e a mercadoria é enviada diretamente do parceiro para o cliente.

Vantagens do dropshipping nacional

A principal vantagem dessa modalidade é que você pode dar início a uma loja sem precisar investir um grande capital em estoque. Muitas vezes, a inviabilidade de ter um negócio próprio se dá devido aos recursos exigidos para iniciar a loja. Com o dropshipping, no entanto, não há essa demanda, permitindo que você possa começar a loja com menor capital.

Outra questão refere-se aos cuidados logísticos. É comum que pequenos lojistas tenham que encaminhar as mercadorias via Correios, o que resulta em um frete alto, atrasos e insatisfação da experiência de compra para o cliente. Entretanto, empresas especializadas em dropshipping contam com transportadoras, o que melhora a etapa de despacho e entrega do produto.

Desvantagens do dropshipping nacional

Apesar das facilidades e das economias proporcionadas pela solução, o lojista também deve considerar aspectos negativos da prática. Um dos mais preocupantes é a menor margem de lucro, principalmente em nichos nos quais há uma maior competitividade. Portanto, avalie se o segmento viabiliza esse tipo de modelo e a precificação dos produtos.

Deve-se avaliar ainda a indisponibilidade de estoque, que pode acarretar problemas sérios para o e-commerce. O cliente pode comprar um produto por um valor e você não conseguir encontrar a mercadoria com os fornecedores de costume ou, até mesmo, um item sair completamente do mercado e você ficar incapaz de atender às demandas dos compradores.

Ficou com alguma dúvida? Agora que você já sabe tudo sobre o dropshipping nacional, continue acompanhando os conteúdos matadores da Ignição Digital!

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