Por Que Checar o Analytics do Instagram Pode ser Útil Para Sua Estratégia?

Por Que Checar o Analytics do Instagram Pode ser Útil Para Sua Estratégia?

Você sabia que também existe um Analytics do Instagram e que ele pode ser muito útil para o seu negócio?

Por meio da ferramenta, é possível analisar dados como alcance, perfil dos seus seguidores, melhores horários para postagens, entre outras informações valiosas.

Quais métricas aparecem no Analytics do Instagram?

Você pode verificar, por meio da plataforma, as seguintes informações:

  • • interações — ou seja, quem interagiu com seu perfil;
  • • descoberta — quantas pessoas descobriram seu perfil;
  • • publicações, stories e promoções — quantas você fez e informações de interação e visualização;
  • • seguidores — gênero, idade, localização;
  • • impressões — quantas vezes as pessoas viram seu perfil (por exemplo, uma pessoa pode ter visualizado seu post duas vezes);
  • • alcance — quantas pessoas você alcançou;
  • • dias e horários de maior acesso.

Lembrando que a maioria das métricas é analisada nos últimos sete dias.

Além disso, você pode também criar promoções e anúncios para atingir o público que deseja.

Onde analisar os dados do Instagram?

Para verificar o Analytics do Instagram, basta entrar no próprio aplicativo, na conta desejada, e torná-la pública.

Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. 1. vá em seu perfil;
  2. 2. clique em configurações;
  3. 3. coloque “mudar para conta comercial”;
  4. 4. siga as orientações e escolha qual sua categoria — blog pessoal, artista, mercado, etc;
  5. 5. escolha as informações que apareceram no seu perfil, como e-mail, telefone e endereço;
  6. 6. pronto! Agora seu perfil é comercial;
  7. 7. agora, entre novamente em seu perfil e clique em “Informações”. Lá, conseguirá analisar suas atividades, conteúdos e dados do público.

Por que você deve checar o Analytics do Instagram

A ferramenta ajuda a construir melhores estratégias para o seu negócio. Por exemplo, ao saber quais dias e quais horários têm mais pico de movimentação dos usuários, orienta você a quando postar suas fotos.

Isso fará com que a visibilidade das imagens tenha um maior número, assim como seu alcance. Assim, também conquistará mais curtidas e comentários.

Além disso, ao verificar o perfil dos seus seguidores, poderá encontrar e montar a melhor persona. Você conseguirá segmentar melhor seus conteúdos e criá-los pensando naquele público específico.

Seus seguidores têm entre 18 a 25 anos? Então faça conteúdos mais jovens, com uma linguagem mais informal e leve. Já se a maioria for homens de 40 a 50 anos, por exemplo, pode apostar em um perfil mais conservador e formal.

Claro que tudo isso deve ser avaliado conforme o segmento do seu negócio e outros dados dos quais você já obtém, como as informações tiradas do Google Analytics, Facebook Insights, pesquisas de mercado, entre outros.

Tudo isso será de grande valia para incrementar suas estratégias digitais e melhorar o rendimento do seu negócio, pois, ao conseguir atingir o público certo e aumentar o alcance de suas publicações, terá mais assertividade no que faz.

As chances também de fazer com que mais usuários apareçam para o seu perfil são maiores!

Gostou de saber mais sobre o Analytics do Instagram? Agora que sabe da sua importância, não deixe de acompanhar, dia a dia, as informações disponíveis nesta plataforma.

A boa notícia é que é gratuito e você pode verificar os dados no próprio aplicativo.

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