Quer um modelo de briefing pronto para você otimizar o seu tempo na hora de elaborar o documento? Aqui, eu vou te passar algumas dicas matadoras!
Briefing pronto — Quais informações eu devo colocar?
O briefing pronto deve servir como um guia para facilitar o seu trabalho em meio ao dia a dia corrido.
Ele é de extrema importância para preparar uma boa campanha ou ação que esteja alinhada com o público-alvo e objetivo de cada cliente.
Para que isso seja feito de maneira rápida e assertiva, confira algumas informações essenciais que não podem faltar de maneira alguma em seu modelo de briefing pronto.
• detalhes sobre o produto ou serviço;
• mercado de atuação;
• perfil do consumidor;
• objetivos da empresa;
• expectativas do cliente.
Tudo isso será distribuído entre os seguintes componentes:
• histórico: trajetória do cliente e mercado de atuação;
• problemas de marketing: problema que o cliente está passando no momento em que procurou por você;
• objetivo: metas que devem refletir no problema do cliente;
• plano de ação: qual será o próximo passo quando tiver todos os resultados em mãos;
• especificidades básicas: questões demográficas, geográficas e econômicas envolvendo o ramo da empresa contratante;
• público-alvo: para quem as ações devem se dirigir;
• especificidades: onde o cliente adiciona informações importantes e que julgue importantes para o projeto.
Aliás, lembre-se de que o briefing é um facilitador de consulta rápida.
Por isso, não é viável que ele seja muito extenso.
Reúna informações resumidas, objetivas e bem definidas para que realmente ajudem no projeto.
Para facilitar a compreensão e acesso rápido, separe o briefing em pequenos blocos direcionados para todas as áreas da agência, como por exemplo criação e mídia.
Essa organização faz com que ninguém se perca na hora de consultar ou executar sua parte no trabalho, já que terão que se atentar apenas aos pontos realmente importantes do documento.
Qual é a importância do briefing?
Um briefing com uma boa estruturação é um verdadeiro alavancador para obter êxito no projeto.
Afinal de contas, é por meio dele que se faz todo o planejamento e criação de táticas para satisfazer as vontades e necessidades do cliente.
Um dos pontos altos do briefing é que ele é capaz de fornecer um breve histórico da empresa, com panorama geral de mercado e ramo de atuação do cliente.
Outras vantagens são:
• alcance de resultados;
• manter o foco da equipe;
• diminui a probabilidade de possíveis problemas.
Gostou de saber como criar um modelo de briefing pronto? Continue acompanhando o Ignição Digital e veja mais conteúdos sobre estratégias de marketing.