Você sabe o que é follow up?
Se ninguém nunca te contou o que é isso nem como ele pode te ajudar a vender muito mais, você pode estar perdendo oportunidades incríveis!
Neste artigo eu vou explicar o que é essa ferramenta matadora de vendas e como você pode usá-la para ganhar muito mais clientes e ainda nutrir leads e qualificá-los!
O que é follow up?
O follow up é uma técnica de vendas que envolve fazer um acompanhamento periódico do lead ou cliente.
Isso pode ser feito por qualquer meio de comunicação, desde que seja de forma direta.
Pense: de nada adianta você querer acompanhar um lead específico com um e-mail marketing geral ou uma mensagem padrão no WhatsApp, concorda?
A ideia aqui, claro, é levá-lo para as diferentes etapas do funil, sempre acompanhando de perto, e finalmente chegar à conversão.
O que é follow up está muito relacionado a detalhes específicos sobre o lead ou o cliente, no caso de pós-venda.
Sabe quando você se interessa por um produto, entra em contato com a empresa que vende de alguma maneira e, alguns dias depois, recebe uma ligação? Isso é um follow up, e é muito utilizado no setor de vendas.
Como usar o follow up para vender mais?
Bem como um fluxo de e-mail, o follow up é uma ótima maneira de nutrir leads e, consequentemente, deixá-los mais qualificados para a futura venda.
Separei alguns motivos pelos quais esse procedimento pode ajudá-lo a vender mais. Veja!
Aumenta a confiança do cliente para um futuro upsell
A confiança que seu cliente tem em você é uma enorme porta de entrada para novas oportunidades.
Quando você vende um produto para um cliente, a pior atitude que você pode tomar é simplesmente esquecer dele.
Acompanhar o pós-venda, mostrando que você está ao lado do cliente e que realmente se preocupa com ele, é essencial para que ele entenda que você não queria somente vender, mas sim oferecer uma experiência completa.
Ficar em contato constante com o seu cliente, de maneira pessoal e personalizada, fará com que ele se sinta especial sempre e confie mais ainda em seus serviços e produtos.
Isso, além de fazer com que ele indique o seu trabalho para outros, ainda aumenta a chance de uma nova compra ou de um upsell.
Vantagens competitivas
Vamos supor que você queira comprar um produto, e para isso você tem que pesquisar na internet, buscar os melhores preços, escolher e efetuar a compra. Às vezes dá preguiça, não é mesmo?
Agora, pense que em uma das procuras iniciais que você fez sobre este produto, você se inscreveu em um site e, algum tempo depois, recebeu um e-mail com uma boa promoção para este produto.
Você vai continuar pesquisando ou comprar na hora pelo e-mail?
Entende o quanto o follow up pode fazer diferença? Você se registrou, recebeu um contato personalizado com foco no produto que você estava procurando e comprou no ato, com um preço especial.
Resumindo, o acompanhamento, quando feito da maneira correta, faz com que seu lead tenha sua empresa como primeira opção na hora da compra. A ideia é essa: não dê nem tempo para os concorrentes. Tem que ser matador, e trazer todos os clientes para você!
Como fazer um follow up eficiente?
Desde o primeiro contato com o cliente ou lead, você precisa ter um plano de comunicação. No caso do lead, o seu objetivo provavelmente é a conversão, mas e para o cliente?
Cada cliente vai ter uma necessidade específica, e por isso você precisa se planejar para atendê-la. E claro que você também vai precisar ter o feeling de entender, com base no histórico e na trajetória do cliente, se o interesse dele é um upsell, mais um produto, uma assinatura diferente…
Outro ponto é que tudo, como eu já disse, precisa ser feito por canais diretos de comunicação. De preferência por telefone, que oferece respostas mais imediatas e um contato mais próximo.
Além disso, o que é follow up não representa um caminho só de ida, com você falando e o cliente ouvindo, mas também uma oportunidade de receber feedbacks positivos e negativos.
Aproveite pra ouvir sempre o que o cliente tem a dizer e valorize as opiniões dele. Isso, além de ajudá-lo a melhorar alguns serviços, pode ser um fator a mais para gerar aquela confiança que mencionei, lembra?
Pense nisso! Vale a pena separar um tempo e alocar uma equipe para fazer o acompanhamento e atender bem os clientes, não é mesmo?
Planeje-se, escolha os melhores meios de comunicação e esteja sempre ao lado de quem te traz bons resultados.
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