Um dos pontos mais importantes quando o assunto é marketing digital, é a experiência do usuário. O Google PageSpeed é um dos exemplos de ferramentas que podem ajudar você a desenvolver seu site com foco neste aspecto.
Pensando nisso, trouxe este assunto e especificamente o PageSpeed para que você possa conhecer mais essa oportunidade de potencializar seu site e, como consequência, obter resultados ainda melhores. O que acha?
O que é o Google PageSpeed?
Esperar cinco minutos por alguém, pode parecer pouco. Mas, por outro lado, esperar cinco minutos pelo carregamento de um site, é uma eternidade, não é mesmo? Em matéria de rapidez digital, poucos segundos já parece muito.
É preciso pensar em maneiras de tornar suas páginas mais ágeis para favorecer a experiência de usuário. Nesse sentido, essa ferramenta pode ajudar.
O Google PageSpeed nada mais é do que um software que pode ajudar você a descobrir se o seu site está lento e, melhor do que isso, o que está deixando ele com a performance reduzida.
Imagine um e-commerce. Os usuários visitam para fazer compras, certo? Por isso, esperar muito tempo pelo carregamento das páginas de produtos pode fazer as pessoas desistirem de comprá-los e até mesmo criar uma rejeição com a marca.
Por isso, é importante que você entenda como ter esse olhar cuidadoso pode impactar até mesmo o seu bolso. Afinal, se a usabilidade é ruim, a performance também e as compras caem. Portanto, para ter bons resultados, utilize essa ferramenta a seu favor!
Como funciona essa ferramenta?
O PageSpeed analisa o desempenho do seu site, mas tem o foco no front-end. Entenda que algumas aplicações de carga e performance de back-end não são levadas em consideração, por enquanto.
O que é avaliado:
- • imagens;
- • Java Script;
- • código CSS e HTML — compactação no servidor;
- • conteúdo visível, entre outros pontos que podem afetar suas páginas em relação ao carregamento.
Para fazer a análise, ele utiliza uma pontuação que vai de zero a 100, indo do pior ao melhor resultado.
Caso esteja em dúvida sobre qual é uma boa pontuação, a partir de 85, poe ser considerado um bom número. Claro que você deve sempre procurar melhorar e elevar essa pontuação.
Conheça a parte de Insights
Como o nome já dá a dica, o Google PageSpeed Insights não só analisa suas páginas, como também ajuda a melhorar a performance dele. Isso porque ele dá as sugestões de como você pode fazer as melhorias.
Ou seja, se você quer algo muito mais prático para mudar a realidade do seu negócio, precisa conhecer mais sobre a ferramenta. Assim, com os “insights”, poderá criar uma lista do que deve ser feito e corrigido.
O próximo passo é distribuir para sua equipe, ou planejar o que você mesmo poderá otimizar diariamente para fazer com que o seu site melhore bastante.
Benefícios de usar o Google PageSpeed
Dentre os benefícios de usar o software on-line, estão:
- • ter um site muito mais funcional e ágil;
- • melhor experiência de usuário, o que implica em acessos de pessoas muito mais interessadas e à vontade para passar mais tempo em sua casa digital;
- • maior reconhecimento de marca perante o público;
- • maior reconhecimento também por parte dos seus concorrentes;
- • um site mais bem preparado para as análises do próprio Google e de outros buscadores;
- • melhor estrutura para acompanhar as mudanças tecnológicas constantes das ferramentas.
Agora que apresentei os tópicos acima, fica claro como a experiência do usuário é valorizada. Até porque, ela reflete em muitos outros pontos que podem ser benéficos para seu site e para seu negócio.
A importância da experiência de usuário
Assim como as pessoas desejam ser bem atendidas em um estabelecimento, elas também querem ter boas experiências no ambiente digital. Portanto, tudo o que pode favorecer o acesso do usuário, pode deixá-lo ficar por muito mais tempo e fazê-lo criar um relacionamento com a sua marca.
Nesse caso, ter um site que carrega rápido, boas imagens para representar seus produtos e serviços, conteúdos que realmente agreguem valor e uma plataforma que se adapte a dispositivos diversos, são bons exemplos do que se preocupar para oferecer algo bom para o público-alvo.
Lembre-se de que as pessoas estão cada vez mais conectadas e que a internet está — literalmente — nas mãos delas. Tente tornar tudo o mais fácil e prático possível e desenvolva sua plataforma para isso com a ajuda de boas ferramentas. O Google PageSpeed pode ser o seu maior aliado. O que acha?
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