O motion design é uma técnica que já é utilizada desde muito tempo atrás, mas, atualmente, com as novas tecnologias, vem ganhando cada vez mais força.
Seu uso é indicado, pois prende mais a atenção do público e proporciona novas experiências.
A junção do formato de vídeo mais o design em movimento são combinações matadoras para atrair olhos curiosos!
Saiba mais sobre o que é o motion design, suas vantagens e dicas para usar em seu negócio!
O que é o motion design?
O motion design é o design de animação.
Ele utiliza de gráficos em movimento que aparecem na tela. Ou seja, dá vida aos elementos gráficos.
É bastante usado como estratégia no marketing digital, para a criação de vídeos atrativos e animados.
Porém, ele pode aparecer em diversos outros canais, como propagandas de TV, videoclipes, etc.
É possível usar diversos elementos em um vídeo de motion design, como diagramas, gráficos, formas, textos e cores.
Um pouco da história do motion design
Para entendermos melhor sobre o motion design, separei alguns marcos dessa técnica durante sua existência até hoje.
Um dos pioneiros no mundo do design de animação foi o designer industrial Saul Bass.
Suas criações animadas ficaram famosas nas aberturas de filmes como “Deu a Louca no Mundo” (1963), Onze Homens e um Segredo (1960), Um corpo que Cai (1958), Anatomia de um crime (1959) e Psicose (1960).
Já na TV, um exemplo famoso de motion design eram as animações que apareciam nos comerciais do canal de música MTV — os desenhos eram feitos por artistas independentes que utilizavam da imaginação para criar os vídeos.
A TV Globo também foi um dos canais que usou da técnica, com o designer alemão Hans Donner. As vinhetas do “Fantástico“, “Globeleza“ e “Jornal Nacional”, nas décadas de 1970 e 1980, já contavam com essa inovação.
Com o passar do tempo, essa vertente do design foi se desenvolvendo e evoluindo, principalmente com a computação gráfica.
Alguns exemplos atuais de motion design são os clipes de Franz Ferdinand – Take Me Out (2004) e Bang – Anitta (2015), que viralizaram pelo mundo.
Hoje, o design em movimento está presente em toda a web com vídeos lúdicos e criativos.
Alguns canais famosos do Youtube que usam da técnica em suas aberturas são os conhecidos Nerdologia, Nostalgia e Pipocando.
Dicas para tornar seu negócio mais criativo com o motion design
Entendendo melhor sobre o que se trata o motion design, fica mais fácil compreender as dicas que darei aqui. Confira:
- 1. você pode apostar no modelo Flat Design com degradê para a criação da identidade visual de sua marca. A técnica consiste no uso minimalista de elementos, dando ilusão de três dimensões (3D) e unindo duas ou mais cores para dar o efeito degradê — o que oferece um aspecto mais moderno e confortável ao olho humano;
- 2. conte histórias de funcionários ou até mesmo clientes por meio do motion design! Isso ajuda a ter aproximação com o público e ainda garante mais visibilidade, pois o vídeo certamente será compartilhado por aqueles que foram inspiração para dar vida à animação — além disso, transformar pessoas reais em desenhos é bem divertido e atrai o público;
- 3. use do Skeumorfismo (realismo) para as suas ações de design em movimento. A técnica utiliza recursos que deixam o vídeo o mais próximo do real possível, utilizando de sombras, efeitos de iluminação, pontos de fuga e formas que lembram o mundo real;
- 4. é possível pensar em parcerias para que sua marca seja divulgada de forma animada, como o seu aparecimento no cinema, por exemplo. É importante que seja uma boa jogada de marketing e que o filme tenha, de alguma forma, relação com seu negócio;
- 5. aposte na animação fluida (também chama de líquida) em seus vídeos. Nela, os elementos digitais reagem de acordo com as leis da física e criam movimentos fluidos que lembram o mundo físico. Tem um ótimo resultado visual!;
- 6. você pode também introduzir e misturar imagens em seu vídeo de motion design. Você irá juntar imagem, vídeo e animação: três coisas que captam muito a atenção do usuário. Além disso, as imagens conseguem gerar mais poder de identificação.
É importante lembrar que é possível usar diversos tipos de design em movimento, em diversos canais de comunicação!
Por que investir no design de animação?
O motion design é uma ótima estratégia para o seu negócio, uma vez que eles podem explorar diversos campos e brincar com muitos elementos gráficos.
Isso abre diversas possibilidades e torna seu negócio mais atrativo, criativo, interativo e chamativo!
Além disso, o uso de vídeos para contar uma história, propagar uma mensagem, apresentar um produto ou serviço, etc, é algo muito explorado e que tem grande aceitação do público.
Isso porque, segundo dados do OptinMonster (software de geração de leads on-line), de 2018, os vídeos aumentam em até 54% do alcance da marca.
Quer mais? Segundo a WordStream — ferramenta de pesquisa de palavra-chave — (2018), 46% dos usuários realizam uma ação após assistir um vídeo.
Ou seja, se você quer fazer com que seu público compre algo, baixe um e-book, cadastre-se no site, ou qualquer outra coisa, terá bons resultados com um vídeo animado!
Outras vantagens do design em movimento são:
- • impacto visual;
- • utilidade de linguagens lúdicas que atraem diversos públicos;
- • os vídeos ficam por mais tempo na memória das pessoas;
- • é mais econômico do que outras produções audiovisuais;
- • oferece liberdade de criação, possibilitando o uso com linguagens de cinema, games, design gráfico, etc;
- • é versátil e tem grande alcance, pois pode se encaixar em diversos meios de comunicação (internet, televisão, cinema, entre outros).
Gostou de saber mais sobre o tema? Já utilizou alguma técnica dentro do motion design? Conte para mim nos comentários e siga acompanhando o Ignição Digital para mais sacadas!