O tripwire é uma estratégia que permite que você capte seu cliente rápido, sem gastar muito e com alto potencial para uma segunda aquisição e fidelização.
Se você trabalha com vendas, seja em um e-commerce ou loja física, provavelmente já sabe que é muito mais difícil conseguir clientes novos do que mantê-los tranquilos e satisfeitos em sua base, certo?
É por isso que essa técnica é tão importante, afinal, ela permite que você fidelize alguns clientes utilizando nada mais do que os seus próprios produtos à venda! Gostou da ideia? Confira este artigo e conheça mais sobre o tripwire.
O que é tripwire?
Tripwire é uma técnica que foi apresentada, de fato, em 2014 para os empreendedores.
Muito usada nos Estados Unidos, mas pouco conhecida em nosso país, ela permite melhorar bastante as vendas, não só pela internet.
O principal ponto dessa estratégia é a venda induzida de um produto, buscando a fidelização posterior do cliente.
Funciona assim: suponha que você tenha um infoproduto cujo preço normal é de 400 reais.
Talvez você possa ter algumas objeções relacionadas a esse preço, mas principalmente porque os seus potenciais clientes não fazem ideia do que esperar dos resultados da compra.
É aí que o tripwire entra. A técnica consiste em oferecer um produto, ou a melhor parte dele, por um preço realmente mais baixo do que o cobrado pelo todo. Digamos que, no caso desse infoproduto que mencionamos, algo em torno de 10 ou 15 reais.
Fazendo isso, você provavelmente vai gerar interesse e trazer para perto novos clientes em potencial, mesmo que não esteja recebendo o valor total pelo produto.
Porém, se esses 15 reais pagos valerem a pena para seu cliente, é provável que ele volte a comprar outros produtos, ou até adquira o seu na totalidade, pagando os 400 reais iniciais.
A ideia é essa: boas experiências podem, sim, gerar novas compras independentemente do valor dos produtos.
Usando o tripwire para aquisição e fidelização de clientes
Como já falamos, é muito mais difícil trazer novos clientes do que manter satisfeitos os que já são seus.
O tripwire, por meio dessa venda super barata, faz com que você consiga pular essa complicada etapa de captação e já tenha um cliente em um avançado estágio do funil de vendas.
Mesmo que não seja um pensamento focado em lucro imediato, quando pensamos em longo prazo, com outros lançamentos, as vendas aparecerão.
Isso porque aqueles seus clientes que pagaram 15 reais em seu produto já conhecem grande parte dele e do seu trabalho, e então irão se interessar pelas suas novas empreitadas!
Percebe como o tripwire pode, sim, ajudá-lo a captar novos clientes e mantê-los fidelizados?
Uma vez que alguém compra e percebe que fez um bom negócio, não tem porque não voltar e fazer essa aquisição no mesmo lugar, novamente.
Como aplicar uma estratégia de tripwire ao seu negócio?
Apostar no tripwire não é uma tarefa difícil, mas exige algumas atitudes suas, enquanto empreendedor:
Confie totalmente em seu produto
A primeira é confiar em seu produto e ter certeza da qualidade dele.
Pense: se o seu cliente comprar um produto pelo preço baixo e não perceber nenhuma vantagem nele, você somente perderá dinheiro, pois ele não voltará para fazer novas compras e você não recebeu o valor esperado por aquele item.
Então, até mesmo para conseguir comunicar ao comprador os benefícios do produto para ele, você precisa acreditar muito no que está vendendo e convencer o cliente com bons argumentos de vendas!
Não tenha medo
Pode ser que te assuste a ideia de vender parte de seu produto ou um dos itens de sua loja a um preço até 50, 60, 100 vezes menor do que o original. Mas o tripwire é uma estratégia que exige coragem, um atributo que você, como empreendedor, deve ter.
Invista nisso, acredite, divulgue suas promoções e atinja muito mais clientes rapidamente!
Alie o tripwire a estratégias de marketing e vendas
O tripwire em si pode, sim, ser útil, mas você não pode simplesmente aplicar a técnica e deixar que tudo aconteça.
Precisa saber como divulgar a promoção, mostrar que aquela realmente será uma compra vantajosa para o cliente e trabalhar o marketing de maneira efetiva para atingir o máximo de pessoas possível.
Um exemplo: você aplicou o tripwire e vendeu 50 produtos por um preço super baixo. Você vai simplesmente esperar que esses clientes venham até você novamente? Não! Agora eles são leads, então parta para a parte de nutri-los ainda mais para gerar mais interesse e, consequentemente, mais compras.
Conclusão
Pouco usado no Brasil, o tripwire é uma estratégia que pode ajudar muito o seu negócio na hora de captar clientes e fidelizá-los, mas é importante avaliar toda a situação da empresa e dos produtos antes de aplicar a técnica.
Sabendo arcar com os custos, traçando uma projeção média com base em seus dados anteriores de clientes e escolhendo bem para quais itens o tripwire será feito, você poderá aproveitar ao máximo os benefícios dessa nova técnica e começar, logo, a encher sua carteira de clientes de novas oportunidades!
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