A importância do uniforme na empresa existe para não somente oferecer praticidade aos colaboradores, mas para criar um padrão, um sentimento de pertencer à instituição e, ainda, ajudar a divulgar o nome da organização.
Isso mesmo, o uniforme no ambiente de trabalho pode servir como um verdadeiro marketing.
Portanto, uma simples roupa padronizada pode oferecer esses e mais alguns outros benefícios à empresa.
Veja neste artigo:
Nem todas as empresas definem um uniforme para a jornada de trabalho. Porém, a maioria acaba direcionando como devem ser as vestimentas.
Por exemplo, uma agência de marketing acaba deixando que os funcionários se vistam de forma mais descontraída, utilizando moletons e bermudas. Já um escritório de advocacia pede roupas sociais, como terno e sapato de salto alto.
No entanto, grande parte dos lugares recomenda que os colaboradores não usem roupas muito curtas, chinelos ou camisetas de time.
Ao unificar um uniforme empresarial, fica mais fácil ter esse tipo de controle. Sem falar que é uma maneira de dar cara à sua instituição.
Imagine um cliente indo visitar a agência. Encontrar um ambiente com todos formalizados passa muito mais profissionalismo e organização.
Além disso, para os colaboradores, é uma demonstração de reconhecimento e pertencimento.
Por outro lado, em uma loja física, por exemplo, o uso do uniforme ajuda os clientes a identificarem quem trabalha no local, o que facilita na hora de pedir informações e passa mais segurança. Sem falar, é claro, que acaba fazendo parte da identidade visual da empresa.
Além disso, o uniforme se tornar um cartão de visitas. No trajeto para a casa ou durante o almoço, muitas pessoas podem visualizar o logo e nome da empresa por meio das roupas. O que ajuda na visibilidade e pode até mesmo conquistar mais clientes.
Entendendo a importância do uniforme na empresa, podemos, então, dizer que os benefícios são:
Na hora de decidir como será o uniforme da sua empresa, é necessário levar alguns pontos em consideração.
Primeiramente, você deve entender qual é o perfil da organização, como é o ambiente e adequar às roupas a ele. Ou seja, pergunte-se:
Caso seja uma agência de marketing, provavelmente terá um público mais jovem e informal. Já em uma biblioteca, por exemplo, é possível ser mais conservador e, mesmo assim, mais informal.
Lembre-se também de que é necessário oferecer várias opções aos funcionários, para dias quentes e frios. Ou seja, calças, blusas de manga comprida, blusas de manga curta, saias ou vestidos, casacos ou blazers, etc.
Depois, atente-se aos seguintes pontos:
O artigo sobre “a importância do uniforme na empresa” falou sobre como o uso de roupas padronizadas pode ajudar a fortalecer a cultura organizacional, dar praticidade aos colaboradores, criar identificação e ainda auxiliar na divulgação da instituição.
Além disso, você também viu dicas de como definir a escolha do uniforme para oferecer conforto e conseguir ser coerente com o perfil da empresa.
Sua dúvida foi resolvida? Comente para nós e continue navegando pelo blog da Ignição Digital para mais sacadas como esta!
O trabalho remoto se tornou muito comum atualmente, porém contratar uma pessoa para trabalhar em home office não é uma...
Você sabia que o faturamento de uma empresa é bem diferente do lucro? Pois é, se você, empreendedor, ainda fica...
As boas ideias movem o mundo, principalmente o mundo corporativo! Veja as 7 ideias para negócios lucrativos e inovadores e...