Ter uma consultoria financeira para pequenas empresas é uma ótima forma de entender a situação que o empreendimento se encontra, avaliar possíveis problemas e ter uma visão de crescimento saudável para os próximos anos.
Isso ajuda a evitar prejuízos financeiros, falta de verba e até mesmo a falência da empresa.
Por isso, neste artigo, nós vamos falar um pouco mais sobre esse assunto. Você verá:
- • o que é consultoria financeira;
- • para que serve e o que faz um consultor;
- • por que ter uma consultoria financeira para pequenas empresas?
O que é consultoria financeira?
A consultoria financeira é uma área das finanças que, como o nome diz, oferece “conselhos” sobre a saúde financeira da empresa.
O objetivo é realizar um diagnóstico de problemas e falhas, analisar o que pode ser feito para corrigir, propor ações para implementar e alavancar os resultados.
Um exemplo simples é uma empresa não conseguir fechar as contas no final do mês, pois sempre gasta mais do que a receita. O empreendedor não consegue identificar onde está esse gasto e, então, um profissional — consultor financeiro —, entra em ação.
Ele irá avaliar o quadro e pode entender que há gastos demasiados com a conta de luz da empresa, uma vez que os colaboradores se esquecem de desligar o ar-condicionado ao fim do expediente.
Uma solução é deixar o ar-condicionado nas mãos do setor de RH para que o responsável sempre desligue o aparelho e, com isso, não haja um gasto desnecessário.
Para que serve e o que faz um consultor financeiro?
Como falamos anteriormente, o papel do consultor é mapear os problemas, identificar as causas e propor soluções para manter as contas da empresa em dia.
O exemplo dado foi um dos mais simples, mas é possível que o consultor financeiro atue:
- • realizando o diagnóstico econômico da empresa — analisar períodos anteriores, identificar falhas e onde os gastos podem ser cortados;
- • criando um planejamento das finanças — mapeando o histórico da companhia e identificando os próximos passos, pensando em organização e estratégias para diminuir gastos e crescer. Aqui, é possível realizar até mesmo previsões de receitas e despesas futuras;
- • realizando uma verdadeira gestão das finanças — sugerir mudanças na parte gerencial, repaginar os indicadores financeiros e analisá-los, desenvolver treinamentos para colaboradores, indicar ferramentas, etc;
- • analisando custos e formação de preços — ou seja, entender os gastos e identificar quais são os melhores preços para os produtos/serviços da empresa serem vendidos no mercado;
- • avaliando a empresa como um todo — aqui, não são os produtos que são avaliados em termos de valores, mas a empresa e sua capacidade de gerar caixa;
- • analisando investimentos — entender quais são os riscos e as possibilidades nessa área;
- • fazendo uma auditoria financeira — rever demonstrações financeiras, caixa, registros, transições, etc.
Por que é preciso ter uma consultoria financeira para pequenas empresas?
Como visto, a consultoria financeira pode fazer toda a diferença. Até porque as finanças de uma empresa é a alma do negócio.
Sem as contas em dia, fica difícil ter crescimento e, principalmente, lucro. Muitas empresas pequenas acham que basta só se preocupar com o fluxo de caixa e se esquecem da lucratividade.
Além disso, por serem de pequeno porte, acreditam que não há muito que analisar. Porém, um consultor pode ajudar a esclarecer dúvidas e evitar falhas de processos financeiros.
Nesse tipo de empresa, muitas vezes o empreendedor ou outro colaborador responsável acaba acumulando muitas tarefas, o que pode prejudicar o andamento da parte financeira.
Ter alguém focado somente nisso, treinado e estudado é primordial para se atentar aos detalhes, prever possíveis problemas e manter a “casa” em ordem. Assim, a parte operacional recebe uma atenção total, sem precisar dividir com o lado gerencial.
Uma consultoria financeira para pequenas empresas vai ajudar também a ditar o ritmo das atividades desse setor, reduzir custos, criar uma estrutura sólida, aplicar estratégias e entender até onde pode chegar com os investimentos.
Conclusão
De modo geral, você viu que uma consultoria financeira para pequenas empresas vai ajudar a administrar melhor as finanças da empresa, tirando dúvidas, fazendo investimentos mais inteligentes, cortes de gastos, ampliando a visão de rentabilidade, auxiliando nas transações, oferecendo soluções e criando estratégias para obter lucratividade.
Além disso, entendeu a importância do papel do consultor financeiro para pequenas empresas, atuando como um braço direito da instituição.
Para você que deseja saber mais sobre gerenciamento de negócios e quer alavancar seus resultados, continue acompanhando o blog da Ignição Digital!