diferença entre assessoria e consultoria

Marketing Digital

Qual a Diferença Entre Assessoria e Consultoria para Empresas?

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Saber a diferença entre assessoria e consultoria pode facilitar muito na hora da contratação desses profissionais para a sua empresa. Isso porque a assessoria atua auxiliando na resolução de uma determinada situação e a consultoria avalia diversas atividades para encontrar um diagnóstico. 

Pensando em ajudar os profissionais a não se confundirem mais com os termos, selecionamos assuntos que podem facilitar você a descobrir o que realmente precisa para eventuais situações dentro da sua empresa. 

No artigo você encontrará:

  • – a diferença entre as duas;
  • – o que é assessoria;
  • – o que é consultoria;
  • – como saber qual delas contratar.

Confira!

Qual a diferença entre assessoria e consultoria?

A grande e principal diferença entre assessoria e consultoria está na função que cada profissional exerce. 

Enquanto a assessoria coloca mais a “mão na massa” e se envolve com as atividades operacionais, a consultoria aponta melhorias conforme suas análises sem, de fato, agir como um colaborador da empresa. 

Sendo assim, podemos concluir que a consultoria age de maneira mais teórica enquanto a outra área, de forma mais prática.

Mas, afinal, o que significa cada uma dessas “ajudas” e quais as vantagens de tê-las no meu negócio? Veja abaixo:

Afinal, o que é assessoria?

Um assessor atua como um profissional especializado para dar assistência em uma determinada área de seu conhecimento. Sua principal função é auxiliar tecnicamente o que o dono, gerentes ou diretores da empresa devem fazer.

Por exemplo, um contador. Ele ficará responsável por todos os encargos contábeis e de planejamento tributário de uma empresa envolvendo-se de forma operacional para identificar problemas, encontrar soluções e interferir em processos que achar necessário.

O tempo de atuação de uma assessoria é a longo prazo, por período indeterminado. 

Entre as principais vantagens de ter uma assessoria dentro do seu ambiente organizacional, estão:

  • – redução de erros operacionais;
  • – otimização de tempo;
  • – soluções de problemas de forma especializada;
  • – melhor funcionamento de atividades. 

Ou seja, com um profissional capacitado para determinadas situações, não é preciso treinar colaboradores a resolverem problemas que não fazem parte do escopo deles, por exemplo. Sendo uma ótima forma de aumentar a produtividade da empresa como um todo.

O que é consultoria?

Já a consultoria analisa todos os aspectos de uma empresa com o objetivo de encontrar uma resolução ou melhora para determinada atividade.

Funciona mais ou menos assim: o consultor vai até o ambiente e acompanha a realidade do trabalho operacional de todas as áreas. Com base no que presenciou, realiza um diagnóstico promovendo mudanças e melhorias no ambiente de trabalho.

Para apresentar os pontos para a empresa, o consultor pode promover palestras e, posteriormente, treinamentos de equipes. 

O tempo de atuação da consultoria tem prazo definido, sendo mais pontual. 

As principais vantagens de uma consultoria são:

  • – melhora o desempenho das atividades;
  • – identifica problemas e oferece soluções;
  • – traz suporte com base em análises teóricas;
  • – tem uma visão macro de toda a empresa. 

Como saber qual delas eu devo contratar? Vale a pena ter as duas?

Você viu que o trabalho desses dois profissionais é bem diferente. Portanto, devem ser contratados para situações específicas. 

Caso tenha identificado um problema, mas não consegue resolvê-lo por exigir uma certa habilidade técnica, contrate a assessoria. 

Agora, se percebeu que é preciso modificar algumas coisas dentro da empresa, mas não sabe quais e nem como fazê-las, essa é uma atividade para o consultor. 

Nada impede que uma empresa tenha esses dois profissionais atuando no mesmo ambiente, uma vez que eles não terão o mesmo papel final. Vale uma análise da sua parte para entender qual é a sua real necessidade — momentânea ou de longo prazo.

Apesar de ter diferença entre assessoria e consultoria, as duas têm o mesmo objetivo: executar melhoras contínuas nos processos operacionais

Conclusão

Hoje você aprendeu a real diferença entre assessoria e consultoria, entendeu, de fato, como cada um desses profissionais age e ainda pode identificar quando é necessário tê-las dentro da sua empresa.

Além disso, viu que cada uma delas tem suas vantagens mas que, se olharmos por uma visão macro, podemos concluí-las com o mesmo objetivo: melhoria! 

Para mais assunto sobre negócios, gestão e produtividade não deixe de acompanhar o blog da Ignição Digital. Durante os cinco dias úteis, conteúdos novos estão disponíveis para você, leitor!

Artigos Relacionados

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

Lei de Acessibilidade— Como Ela Deve Ser Aplicada no Mercado Digital?

A lei de acessibilidade prevê que todos os sites da internet sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Entenda mais sobre...

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Acessibilidade — Como Tornar o Seu Negócio Acessível Para Todos

Você sabe como é possível tornar seu negócio acessível para as pessoas com deficiência? Descubra mais no artigo sobre inclusão...

marketing-e-cultura-do-cancelamento

Marketing e Cultura do Cancelamento — Como Gerir um Negócio para Evitar o Cancelamento da sua Empresa?

Se você ainda não ouviu falar de artistas e empresas que foram canceladas, é preciso ficar de olho. Esse hábito...