Você já ouviu falar sobre os dez mandamentos do marketing pessoal? Essa ação engloba diversas estratégias ligadas às qualificações pessoais de um profissional e o tornam mais atrativo para as empresas.
Hoje em dia, para conseguir ser bem sucedido no mercado de trabalho é preciso saber como mostrar os seus diferenciais competitivos, ou seja, como se autopromover. É exatamente por isso que você precisa conhecer os mandamentos e saber como aplicá-los da maneira correta para o seu crescimento.
Confira no artigo:
O marketing pessoal é uma poderosa ferramenta usada entre os profissionais para alcançar sucesso com suas próprias imagens. Podemos dizer que é a famosa promoção pessoal.
Imagine que em uma entrevista de emprego, o candidato terá que mostrar aos recrutadores porque ele deve ser escolhido e não os seus concorrentes.
Dessa forma, além das suas qualificações apresentadas no currículo, ele deve se mostrar confiante, expressar o seu valor, sua capacidade de ensinar, aprender e de que forma o conjunto de seus atributos podem ajudar a empresa.
Ou seja, é muito mais do que os seus principais diferenciais técnicos. É a forma como você se mostra ao mercado de trabalho.
Quem estuda o marketing pessoal sabe como se portar de forma ética, empática, íntegra e paciente.
Ao todo, são dez mandamentos do marketing pessoal para aprender e promover um crescimento pessoal e profissional na sua vida. Conheça-os abaixo:
O primeiro dos dez mandamentos do marketing pessoal é a capacidade de liderança. Isso não envolve somente ter um cargo de destaque em uma organização, mas, também, a forma como você se porta em relação aos mais diversos acontecimentos.
Um bom líder é aquele que sabe escutar, planejar, delegar, motivar e influenciar seus colaboradores de forma amigável.
A autoconfiança é a palavra-chave para a autopromoção. Isso porque quando você passa confiança às pessoas, elas enxergam em você honestidade e transparência.
São poucas as pessoas que conseguem despertar a confiança nos outros. Talvez esse seja um dos mandamentos mais difíceis de estimular.
O terceiro mandamento, tenha visão, significa ter a consciência do porquê você faz as coisas que são passadas e não simplesmente fazê-las por fazer.
Por exemplo, o seu papel dentro da organização é desenvolver planos estratégicos para clientes. Qual é a visão que você tem disso? Ou seja, qual a sua real função?
Podemos dizer que o seu papel é ajudar os clientes a crescerem e se desenvolverem dentro de um mercado e não simplesmente elaborar planos para que eles executem.
É importante saber que por mais que o seu trabalho seja feito individualmente, todos fazem parte de uma equipe.
Ajudar o outro quando solicitado ou não, é contribuir para o crescimento pessoal não só seu, mas o de terceiros também.
A maturidade é a capacidade de agir de forma coerente e profissional diante das situações. Além disso, não colaborar para as fofocas, brigas e “picuinhas” é uma atitude considerada madura e que torna o ambiente mais agradável.
De nada adianta ser um profissional incrível em termos técnicos se a sua atitude com os colegas de trabalho não for íntegra.
Ninguém gosta de alguém que está sempre tentando tirar proveito das situações e passar a perna nos outros.
Ser um profissional disponível é diferente de bajulador. Mostre-se aberto para resolver problemas, encontrar soluções mesmo quando você não for solicitado diretamente.
As empresas gostam daqueles que procuram por resultados independentemente se a solução vai estar certa ou não.
Se coloque no lugar do outro! As suas relações interpessoais — com chefes, colegas e outros — precisam ser baseadas em valores e compreensão. Entenda que a sua realidade pode não ser a mesma que a do seu colega e está tudo bem!
Ser um profissional otimista é enxergar possibilidades positivas mesmo em situações adversas. Não seja pessimista e tampouco disfarce que há problemas a serem solucionados.
O nono dos dez mandamento do marketing pessoal pede que você busque o equilíbrio e saiba dosar a sua capacidade de otimismo.
Tudo acontece no seu próprio tempo. Não há como antecipar o futuro e nem mudar o passado. Nós só temos o que aqui e agora.
Pare de sofrer por antecedência diante das situações. Lembre-se que você já tem tudo o que precisa para alcançar as suas conquistas.
Hoje você viu um pouco dos dez mandamentos do marketing pessoal e com eles podem ser úteis para a sua vida profissional. Viu também as vantagens de ser uma pessoa madura, íntegra, otimista e acima de tudo, confiante.
Lembre-se, um bom profissional não está limitado apenas ao seu currículo. Ele se importa com a forma que se comunica, fala e se comporta diante aos outros.
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