Os conceitos mais importantes para entender a inteligência artificial são os 5V’s do Big Data. Na prática, eles estão associados a várias vantagens, como coletar informações para o varejo, ajudar a área médica a aplicar diagnósticos mais precisos e até aumentar a produtividade nas empresas.
Neste artigo, você entenderá melhor:
- • o que são os 5V’s do big data?;
- • para que servem os 5V’s?;
- • como aproveitar os 5V’s nas empresas?
O que são os 5V’s do Big Data?
Os 5V’s do Big Data são aspectos relacionados com a produção de dados em canais digitais. Vale notar que tudo o que é feito na internet é armazenado, desde e-mails, curtidas em redes sociais e até transações bancárias.
Todas essas informações estão conectadas à web e, consequentemente, alimentam o Big Data. Por isso, os estudiosos dizem que o momento atual é a era da informação.
Para ter uma ideia mais clara de como o Big Data é importante — e está presente —, basta voltar algumas décadas. Em 1970, os primeiros disquetes permitiam armazenar 80 kb de dados. Hoje em dia, é possível facilmente encontrar um HD portátil com capacidade de 1 TB.
Em outras palavras, os dispositivos estão cada vez mais robustos em armazenamento, assim como as pessoas estão consumindo e produzindo mais dados. Para entender melhor a complexidade desse cenário é que foram criados os 5V’s do Big Data.
Cada letra V diz respeito a uma característica da era da informação. Confira!
Volume
Como já foi dito, o volume de dados que circula atualmente é gigantesco. Até o fim de 2020, a expectativa é que o mundo atinja a marca dos 44 zetabytes, de acordo com a consultoria Deloitte. Ou seja, a internet terá tantos bits quanto estrelas no céu.
A pesquisa apontou ainda que 90% dos dados que existem foram criados nos últimos cinco anos.
Variedade
Esse grande volume de dados não provém de apenas uma fonte, mas de várias, incluindo cookies, redes sociais, IoT, etc. Por isso, a variedade é um dos 5V’s do Big Data.
Velocidade
A velocidade com que os dados são produzidos é vertiginosa. Basta pensar que enquanto você lê este artigo, a pessoa do seu lado faz uma operação bancária e o seu amigo envia uma mensagem.
Agora imagine bilhões de pessoas fazendo algo na internet ao mesmo tempo. Conforme o número de acessos à rede aumenta, a produção de informações segue essa tendência.
Veracidade
Por conta do grande volume de dados que circulam, um dos principais desafios está em identificar o que é verídico e o que não é. Muitas informações desatualizadas, por exemplo, deixam de ser verdadeiras por não corresponderem mais à realidade.
Valor
O conceito de valor em Big Data está no que as empresas irão determinar que é útil do que está circulando na rede. Afinal, nem todas as informações disponíveis são relevantes, até porque a quantidade de dados é imensa.
Para que servem os 5V’s?
Conhecer os 5V’s do Big Data é importante para entender os desafios e encontrar as melhores oportunidades em meio a tantas informações. Por isso, diversas empresas estão decupando os dados — que são definidos em estruturados, não estruturados e multi-estruturados.
Ao fazer esse trabalho, as organizações conseguem enxergar melhor o público que possuem. Consequentemente, as chances de vender aumentam.
O Big Data ganhou tanta relevância que muitos negócios já contam com um setor específico para lidar com as informações digitais. Essa parte atua diretamente com o time de vendas e pode auxiliar a controlar as redes sociais, os e-mails marketing e outras ações feitas na internet.
Como aproveitar o Big Data nas empresas?
As empresas podem se beneficiar bastante do Big Data. Confira os principais aspectos:
- • análise do mercado: por meio dos dados gerados no Big Data, é possível criar perfis semificcionais e desenvolver estratégias para conquistar o público;
- • interpretação de dados: já existem inúmeras ferramentas que captam e interpretam as informações disponíveis, o que auxilia os profissionais na tomada de decisões;
- • experiência de compra: os dados podem ajudam a encontrar os meios de distribuição e técnicas de venda;
- • automação de marketing: as plataformas armazenam várias informações sobre os consumidores.
Conclusão
Como você viu neste artigo, os 5V’s do Big Data estão relacionados às características da era da informação. Entender esses conceitos pode ajudar as empresas a identificar oportunidades em meio ao grande volume de dados disponíveis.
Quer saber mais sobre como você pode utilizar a informação a favor do seu negócio para se aproximar do seu público? Confira outros conteúdos da Ignição Digital!