Sabe aqueles dias que você está tomando banho e, de repente, tem uma grande ideia? Você sai do banheiro correndo e vai direto anotar a sacada, pois não quer correr o risco de esquecê-la.
Mas depois disso, o que é preciso fazer? É bem simples: basta colocar a ideia em prática e, como num passe de mágica, você se torna um milionário.
Bem, isso é o que muitas pessoas pensam, mas a realidade não funciona desse jeito. Mesmo assim, grandes ideias têm o potencial de fazer um sucesso digno dos seus melhores sonhos, e é sobre isso que vamos conversar hoje.
Veja como foi criado o Hotmart, a maior plataforma para afiliados do Brasil, e saiba como tocar para frente aquela sua ideia de negócio que parece ser muito promissora. E é João Pedro Resende, um dos fundadores do site, que conta como a ideia surgiu e foi realizada.
“Invista bastante na sua educação de Marketing” João Pedro Resende, co-fundador do Hotmart
– Aprendendo com o erro do primeiro empreendimento
– As técnicas utilizadas para tirar uma ideia de sucesso do papel
– Como os empreendedores inteligentes usam uma lista de email?
João estudou ciências da computação, curso que foi escolhido por um motivo bem peculiar: ele achava que isso facilitaria a construção de um negócio completamente feito do zero.
Com o tempo, acabou descobrindo que ele poderia ter feito isso mesmo sem o curso, mas resolveu aproveitar o conhecimento adquirido para abrir uma empresa assim que saiu da faculdade.
O ano era 2004, e João e seus dois sócios resolveram abrir uma empresa que criava aplicativos para celular. No entanto, vale ressaltar um ponto muito importante:
Você se lembra dos celulares em 2004? Segundo João, eles não tinham nem tela colorida, o que não fazia com que o mercado de apps fosse lucrativo como hoje…
Eles perceberam que precisavam de alguém que os ajudesse com as vendas, e fizeram uma sociedade, que durou 2 anos e não deu muito certo. Nesse momento, João viu que tinha que precisava fazer algo diferente.
Após perceber que precisava estudar marketing digital, João foi atrás de sanar essa necessidade, e acabou publicando um E-Book sobre tráfego na internet.
Como ele queria uma forma de disponibilizar aquele produto facilmente, acabou tendo uma ideia: por que não montar um eCommerce que facilitasse a a vida de várias pessoas que trabalhavam com infoprodutos?
Ele pensou em como isso agilizaria a distribuição, melhoraria a forma de pagamento e até mesmo aumentaria as vendas, mas não tinha como colocar essa ideia em prática.
No entanto, ele não desistiu. João foi tocar outros projetos de vida, mas a ideia ficou guardada, e veio à luz do sol em 2010.
Em 2010, João resolveu entrar em contato com um de seus primeiros sócios, que topou participar do projeto Hotmart, que foi lançado através de uma lista de email com 2 mil inscritos.
E o que eles fizeram para conseguir uma lista com esse número de inscritos?
João conta que eles usaram uma landing page, branca, apenas com a logo do Hotmart, e três parágrafos dividos para:
1- Produtores de conteúdo
2- Afiliados
3- Explicar a tecnologia que estava sendo desenvolvida
O objetivo era mostrar, brevemente, as vantagens do hotmart para esses dois grupos. Como João tinha um bom conhecimento de tráfego online, sua mensagem se espalhou com facilidade, e foi assim que eles conseguiram os 2 mil inscritos na lista de email.
O primeiro lançamento foi algo exclusivo, e só 100 pessoas tiveram acesso ao Hotmart, que estava em sua versão beta.
Essa ideia de exclusivaidade foi algo muito importante, principalmente porque os empreendedores disseram que havia um tempo limitado para você garantir a sua vaga.
Você pode entender melhor como esses conceitos funcionam se conferir o texto sobre Gatilhos Mentais: uma arma que vai aumentar o seu faturamento
Mas além de ter servido para lançar a plataforma, a lista tinha mais alguma utilidade?
O Hotmart não havia sido produzido antes da criação da landing page, e João fez isso por um bom motivo: ele queria saber se sua ideia seria aceita pelo mercado.
Se um grande número de pessoas se inscrevesse, ok, o Hotmart seria lançado. Caso isso não acontecesse… bem, o projeto não iria para frente.
Isso faz com que você poupe muito dinheiro e tempo, lançando apenas algo que as pessoas querem consumir.
Confira os 5 maiores erros cometidos na criação de uma landing page
Depois de um tempo a versão beta exclusiva abriu as portas, mas ainda continuou exclusiva. Como assim?
Para fazer parte do Hotmart era preciso ser conviado pelo próprio, ou por alguém que tivesse recebido o convite.
Durante a entrevista, Erico fala que entende o fato das pessoas de fora terem vontade de entrar, já que isso é algo natural, mas queria saber qual era a motivação dos que convidavam. Eles ganhavam algo com isso?
João diz que não, eles não tinham motivação alguma por parte do Hotmart, e sim da própria comunidade. Se, por exemplo, um blogueiro ganhasse acesso e fizesse uma análise da plataforma, ele poderia distribuir convites para algumas pessoas, construindo um relacionamento com o público.
Ter acesso ao Hotmart e ser capaz de compartilhá-lo com outras pessoas era um modo de criar autoridade na internet.
– Uma boa ideia sozinha não é o suficiente para empurrar uma pessoa até o sucesso. Você precisa de técnicas que transformem a ideia em realidade
– Nem sempre será possível executar a ideia logo de cara, mas você pode guardá-la e esperar um momento mais oportuno, mas não confunda momento oportuno com momento perfeito.
– Ter a sua ideia validada pelo mercado é uma ótima maneira de poupar tempo e dinheiro. Todos os empreendedores de sucesso utilizam listas para fazer isso e aumentar o resultado de seus lançamentos. Faça o mesmo.
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