Imagine que você acabou de acordar. Quais seriam as suas primeiras atividades no dia? Bem, talvez você vá até ao banheiro, lave o rosto, escove os dentes, para em seguida tomar o seu café da manhã.
Enquanto isso, você prepara algumas anotações, trabalha por 20 minutos, e pronto, o resto do dia é livre.
Essa pode não ser a sua rotina, mas é a de JB Glossinger, um empreendedor que trabalha menos de 1h por dia e que, no início de seu negócio, conseguiu uma renda fixa de 20 mil dólares por mês.
“Falhe rápido…” – JB Glossinger – Morning Coach
– Você sabe por que errar rápido é importante para evitar problemas nos seus negócios?
– Como JB Glossinger conseguiu mudar sua rotina para apenas 20 minutos de trabalho diário
– Dicas importantes para começar um negócio do zero
Glossinger conta que trabalhou no mundo corporativo, e que se especializou bastante na área, com um MBA e um PhD, mas que não se sentia bem com isso. Assim, acabou decidindo que iria ajudar as pessoas, e que a melhor maneira de fazer isso seria escrevendo um livro e virando palestrante motivacional.
Ele gastou uma boa quantia para criar um site e publicar o livro… que foi uma tragédia, vendendo apenas 3 unidades. Mas como foi que ele conseguiu dar a volta por cima e criar um negócio que, em pouco tempo já faturava mais de 20 mil dólares por mês?
Eu já falei para você que errar rápido é uma habilidade muito útil para os empreendedores. O motivo é simples: ao errar rápido você tem mais tempo para “colocar as coisas no caminho certo”.
Glossinger tem essa habilidade, e isso é o que faz dele um caso bem peculiar: ele errou muito, muito mesmo. Para você ter ideia, o sucesso dele é fruto de um grande processo de tentativa e erro, que fez com que ele chegasse à fórmula correta para seus negócios.
Após o fracasso do seu livro, Glossinger recebeu uma dica de um amigo: você deveria distribuir o seu conteúdo para as pessoas, mas de outra forma. Ele é bom. Que tal ligar para as pessoas pelas manhãs?
Ele não sabia como poderia fazer isso, mas foi procurar uma forma de transformar aquela ideia em realidade.
Através do Myspace, uma rede social que fez muito sucesso nos EUA, Glossinger fez o anúncio de suas ligações motivacionais. Elas eram feitas através de um servidor que permitia a realização de conferências para até 200 pessoas, tudo isso gratuitamente.
Em pouco tempo ele atingiu o limite de 200 pessoas, e isso foi um problema…
Por que? Porque ele não estava ganhando nada com isso, logo, não tinha como contratar um plano que permitisse o crescimento de sua audiência.
Mais uma vez, JB Glossinger havia falhado.
Tudo mudou quando JB Glossinger descobriu o modelo de podcast. Ele continuou fazendo as ligações para as 200 pessoas, mas iniciou um processo de gravação. Assim, outras pessoas poderiam acompanhar o trabalho, que estaria disponível no iTunes.
Em pouco tempo o seu podcast se popularizou, alcançando o topo dos podcasts do gênero autoajuda, passando de 200 para 40 mil pessoas.
Quando chegou ao podcast de número 600, resolveu que era hora de monetizar. Sim, até então ele não estava ganhando dinheiro algum com isso.
As edições foram separadas em gratuitas e exclusivas.
Segunda-feira: grátis
Terça, quarta, quinta e sexta-feira: exclusivas
Com essa abordagem, Glossinger permitia que novas pessoas conhecessem seu projeto, mas também não deixava de oferecer conteúdo exclusivo para quem pagou.
Ele adotou um modelo de assinatura mensal, cujo valor é de 20 dólares.
Assim que fez isso, teve uma boa aceitação, de mais de 1000 inscritos. Pronto, ele estava ganhando 20 mil dólares por mês.
A rotina de trabalho de Glossinger é exatamente a que vimos no começo do texto. Cada semana ele escolhe um tema, e os episódios diários têm algo a ver com esse tema principal.
O empreendedor só precisava fazer algumas anotações antes de gravar pela manhã, e logo depois começa a gravação, que dura 15 minutos. Depois disso ele faz a edição, que basicamente é inserir a abertura e o encerramento.
Em 20 minutos o podcast está pronto.
No entanto, ele deixa claro que só faz uma edição por dia.
Mas por que ele não grava todas no mesmo dia? Assim ele teria o resto da semana livre…
JB Glossinger acredita que isso faria com que sua energia diminuísse a cada gravação. Para ele, a melhor maneira é fazer cada um em um dia, pois assim ele garante que é capaz de dar o melhor dele em todas as edições do podcast.
Glossinger tem alguns livros publicados, e ele os utiliza como uma ferramenta para atrair novos fãs. A ideia é simples: a cada 90 dias ele pode disponibilizar gratuitamente, por um período de 5 dias, os seus eBooks pela Amazon.
Esses livros possuem um bom conteúdo, que serve de aperitivo para o Morning Coach, o seu podcast.
É algo bem simples, mas muito efetivo.
Quando perguntei o que ele faria para começar do zero se estivesse em outro país, sem seus contatos, site e podcast, ele respondeu: “Em primeiro lugar, ficaria bastante animado!”
Glossinger conta que no início ele não acreditava que seu podcast faria sucesso. No entanto, as pessoas começaram a comentar e falar que era algo bom. Foi aí que ele aprendeu uma lição muito valiosa: você tem que acreditar em si mesmo antes que os outros acreditem.
Dessa forma você será capaz de se dedicar com mais vigor aos seus projetos.
Ele também diz que o começo é o ponto crítico, e que muitas pessoas desistem simplesmente porque só conseguiram um público pequeno, de menos de 10 pessoas.
É aqui que ele faz uma analogia religiosa, mas sem cunho religioso:
O cristianismo é uma religião com um grande número de fiéis no mundo inteiro. No entanto, tudo começou com uma só pessoa, que foi Jesus. Ele conquistou discípulos, e estes espalharam a palavra, e o mesmo funciona para os produtores de conteúdo.
Foque em apenas 12 pessoas, 12 inscritos que estão lá acompanhando o seu trabalho. Eles serão os grandes responsáveis pelo compartilhamento. Pode ser que você precise de 1000 inscritos para achar os 12 que vão fazer a diferença, mas você precisa focar neles.
E não se esqueça: por trás da tela que acompanha o seu site, canal do Youtube, podcast, ou outra plataforma, há uma pessoa, assim como eu e você.
– É possível adotar uma rotina de trabalho com menos tempo e grandes resultados
– Errar não é o fim do mundo. Tire proveito disso, pois pode ser uma oportunidade única
– Foque nas pessoas que vão receber o seu conteúdo, elas são a chave para o sucesso
E qual foi o objetivo dessa entrevista? Eu não estou dizendo que você é obrigado a conseguir trabalhar como o JB Glossinger, que conseguiu adotar essa rotina de uma forma tão surreal para muitos. Eu quero mostrar para você que muitas vezes nos taxamos algo de impossível, quando na verdade tudo que precisamos é de uma outra abordagem.
Será que há algo em sua vida pessoal ou profissional que não precisa ser remodelado?
George Shepherd é outro empreendedor que também conseguiu otimizar seu tempo
PS: Tenho uma surpresa para você. Talvez você seja novo por aqui, ou simplesmente não viu isso ainda. Eu gravei um vídeo falando sobre a habilidade de errar rápido. Vale a pena conferir.
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