Empreender não é uma tarefa fácil. Líderes, gestores, empreendedores. Todos eles ocupam cargos de importância e lidam diretamente com pessoas. A sua responsabilidade é o que podemos chamar de “coroa”. Quanto mais pesada a coroa, maior é o poder de suas decisões.
O empreendedor, durante sua carreira, terá que tomar várias decisões em que não há 100% de satisfação.
O peso da coroa
A coroa de um supervisor não é tão grande quanto a de um diretor, e a coroa do diretor não é tão grande quanto a do presidente. Pensando assim você pode fazer a seguinte analogia: o empreendedor é o rei, figura responsável por guiar com seriedade e confiança uma nação. Assim, o empreendedor tem uma grande missão: guiar sua empresa e seus funcionários até o sucesso.
No entanto, o empreendedor, durante sua carreira, terá que tomar várias decisões em que não há 100% de satisfação. Para ilustrar melhor, veja o exemplo abaixo.
A difícil decisão
Durante uma campanha para doações, 25 instituições de caridade enviaram vídeos para concorrer ao prêmio. No entanto, somente uma poderia ser escolhida. Imagine o tamanho da pressão que é escolher apenas uma, sabendo que ao mesmo tempo em que você está ajudando uma, você está deixando de ajudar 24.
Várias vidas estão em jogo, mas apenas uma instituição pode ser escolhida. Você está fazendo algo bom, uma contribuição, mas essa não é uma decisão com 100% de satisfação. O mesmo acontece quando você precisa contratar ou despedir um funcionário ou um departamento inteiro.
Veja também: Dicas para empreendedores: pise no campo
Não empurre com a barriga
Toda decisão possui um efeito colateral. Adiar uma escolha não fará que a solução mágica caia do céu, e pode até mesmo piorar os efeitos colaterais. Tomar a decisão é mais importante que abandoná-la. A única forma de perder a copa do mundo no primeiro jogo é se você perder por W.O, ou seja, se você não comparecer. Entre em campo, lute. Se conseguir uma vitória, ótimo. Se for derrotado, aprenda com a derrota.
Veja também: Dicas de empreendedorismo: invista em derrotas
Como fazer a escolha
Lembrar da sua missão de vida e dos objetivos da sua empresa pode ser uma boa forma de dar à sua mente a ajuda necessária para tomar a decisão correta. Observe quais os campos de sua vida que estão sofrendo com o atraso das suas decisões e tente aplicar esta dica. Não deixe pra depois. Entre em campo e dê início à partida.