Conheça os tipos de consulta nos mecanismos de busca

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Olá, pessoal! Tudo bom? Hoje vou falar sobre os tipos de consulta. Poucas pessoas prestam atenção nisso, mas existem três tipos de consulta: de navegação, de informação e de transação.

E por que é importante saber isso? Muitas vezes, você já estruturou seu site, fez as melhorias, pesquisou as palavras chave, sabe como seu público pesquisa e o que está procurando, produz conteúdo, recebe visitas, mas as vendas não acontecem.

Nessa hora, você com certeza vai ficar preocupado, perguntando-se o que fez de errado ou que precisa melhorar. O grande segredo é que, muitas vezes, tudo o que você precisa é levar em consideração a intenção do usuário no momento em que ele realizou aquela busca.

Confira também Como analisar seu site no índice do Google

Vejamos quais as diferenças entre os tipos de consulta nos mecanismos de busca:

 

1. Consulta de navegação

É uma consulta em que o usuário já conhece o seu site e o nome da sua empresa. Alguns chegam até a digitar a url completa na busca do Google.

Existem algumas ocasiões determinadas em que isso acontece. O primeiro é quando o usuario já conhece o site. Pode ser também que ele tenha sido impactado por uma campanha de adwords. Nesse caso, ele clica no seu anúncio, entra no site, não compra, mas depois ele se lembra do seu site e já pesquisa só pelo nome.

Outro cenário é quando o usuário pesquisa o nome da sua empresa, não necessariamente porque conhece o site ou marc,a, mas porqque está fazendo uma investigação. Ou seja: ele quer saber o que você está oferecendo e como o mercado está recebendo, e se alguém está reclamando.

Essa busca exige que você trabalhe com estratégia. Por exemplo, muitos e-commerce tem um “Reclame aqui”. O problema é que, independentemente de o problema ter sido resolvido ou não, a reclamação permanece lá. E os outros usuários não irão verificar se a empresa respondeu; eles apenas vêem a reclamação e ficam com o pé atrás.

O ideal é que você possa trabalhar com uma estratégia que te permita ter resultados acima das páginas de reclamação, ou seja, resultados estrategicamente posicionados. Você pode, por exemplo, fazer uma entrevista com um blog parceiro em que você vai trabalhar como palavra chave o nome da sua empresa.

Também é possível criar outros conteúdos, oferecer guest post, gravar vídeos… As alternativas são muitas, mas o importante é que você trabalhe os conteúdos para que, quando procurarem sua empresa, os resultados mostrados na primeira página sejam aqueles que você planejou estrategicamente.

 

2. Consulta de informação

Nesse estágio, o usuário quer saber mais informações e/ou quer tirar dúvidas. Essa é uma grande oportunidade para você fornecer esses dados. Uma boa dica é fazer um FAQ (Frequently Asked Questions, ou seja Perguntas Frequentes). Assim, tanto você quanto o usuário ganham tempo.

Então, liste as principais dúvidas e perguntas que as pessoas têm em relação ao seu produto e entregue isso da maneira mais organizada e otimizada possível.

 

3. Consulta de transação

Nessa consulta, o usuário já quer comprar. Agora, ele quer saber quanto custa ou solicitar um orçamento. Nesse momento, ele vai ser direcionado para uma página de vendas, ou melhor, uma página de conversão.

O ideal é que você siga uma estrutura que facilite o processo de compra. Trabalhe todas as informações e dados e use elementos que influenciem de maneira positiva a tomada de decisão de compra.

 

Resumo

O mais importante é que você se lembre de que existem três tipos de consulta e de intenção e que tenha uma estratégia traçada pra cada uma delas:

  • se é uma consulta de navegação, uma consulta pelo seu nome, quais são os resultados que vão aparecer?
  • se o usuário está com uma dúvida sobre o produto, perguntando algo, você tem que ter um conteúdo sobre o produto
  • por fim, se ele quer comprar, você tem que fazer com que isso aconteça da maneira mais rápida e simples possível

Trabalhe sua estratégia voltada para a intenção do usuário, proporcione para ele uma boa experiência, e com certeza isso vai influenciar na conversão.  Até a próxima!

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