Oi, tudo bom? Hoje vou explicar como o Google funciona. Você também vai descobrir como podemos influenciar cada uma das etapas pelas quais o conteúdo passa.
A missão do Google é: “organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis”. É importante destacarmos as palavras “acessíveis” e “úteis” porque elas vão completamente ao encontro da nossa estratégia. Afinal, não adianta nada você ser encontrado e estar acessível ao público se o seu site ou produto não for útil e não gerar valor para o seu visitante a ponto de ele tomar uma ação, seja ela comprar, converter ou se cadastrar no seu site. Mantenha sempre isso em mente.
A página de resultados do Google (SERP) é o cenário onde nosso trabalho acontece. Nela, você pode ver os seguintes elementos: links patrocinados, busca orgânica e maps. Isso é o chamado resultado misto do Google, onde o buscador pode mostrar mapas, imagens e vídeos, de acordo com o que ele acha que pode ser mais relevante para o usuário.
Mas, antes de passar para o processo de indexação e otimização, vamos falar um pouco sobre SEO.
Veja também Como evitar que seu site seja punido no Google
O Search Engine Optimization (Otimização para os Mecanismos de busca) é uma estratégia muito conhecida, mas que costuma ser apresentada de maneira bem limitada. Muitas empresas e profissionais limitam o SEO a identificar erros e palavras chave e estar bem posicionado no Google – e só.
Porém, eu acredito que o SEO não deve significar apenas estar bem posicionado ou presente nos mecanismos de busca. É importante ter uma terceira etapa, a conversão. Ou seja, o SEO só vale a pena a partir do momento em que você faz o levantamento estrutural, produz conteúdo, consegue posicionar o seu site e gera conversão. Só assim o SEO pode ser considerado uma estratégia de marketing eficiente.
Resumidamente, o trabalho de SEO consiste em posicionar um site no topo dos resultados de busca e, com isso, gerar negócios.
Um dado importante que muitas pessoas esquecem é outros meios também influenciam. Muitas empresas fazem anúncios em jornais ou na televisão e, quando são procuradas no Google, não são encontradas, interrompendo a experiência de compra. Então, você tem que seguir a mesma estratégia online e off-line.
Outra informação importante é separação do percentual de cliques. Em média, 70% dos cliques ficam na busca orgânica, e 30% ficam nas campanhas de Adwords. O ideal é que você trabalhe com as duas estratégias, mas a busca orgânica pode se mostrar muito mais lucrativa e mostrar resultados mais eficiente.
Limitar-se ao Adwords é bem mais caro e você nunca vai conseguir posicionar o seu site, pois não está fazendo um trabalho de SEO.
Agora, vamos falar do processo de indexação de um conteúdo. Basicamente, todo mecanismo de busca passa por rastreamento, indexação, ranqueamento e apresentação do resultado que a própria interação com o usuário.
Imagine que você acabou de publicar um conteúdo. Ele vai ser rastreado pelo Googlebot e irá para o banco de dados do Google, onde vai ser feita a indexação. Nesse momento, ele já vai fazer uma série de análises dentro do código HTML, do conteúdo e da popularidade do link. Feito isso, ele irá ranquear essa página específica e apresentar o resultado para os usuários.
O que pouca gente sabe é que, no momento em que isso é apresentado para o usuário, o Google avalia a taxa de cliques para aquele anúncio, a visualização na busca orgânica para aquele resultado e a experiência com o conteúdo.
Então, digamos que o seu site está na 3ª. posição para determinada palavra chave. Se o Google perceber que as pessoas entram no seu site e voltam para a página de busca, ele vai entender que o resultado não está tão interessante. Devido a isso, ele pode colocar o seu site na 4ª. posição, e assim sucessivamente. Se o contrário acontecer, seu posicionamento irá melhorando.
Melhorando a parte estrutural, nós influenciamos o rastreamento; com aas palavras chave e conteúdo especifico, nós influenciamos a indexação; com links externos e de chegada, influenciamos o ranqueamento; e o último é a interação com usuário, a otimização da conversão, quando podemos gerar uma experiência realmente boa para o usuário.
Vamos entender agora como funciona cada uma das etapas:
Nesse momento, você precisa se preocupar com a acessibilidade do site. Será que o site está acessível aos mecanismos de busca? E o conteúdo, está sendo indexado? O Googlebot sai observando as ligações entre os sites e fazendo o rastreamento.
Por isso é importante que, quando você criar um conteúdo novo, coloque um link apontando para ele no conteúdo antigo, porque o antigo já está indexado, e isso facilita o rastreamento.
Depois de rastrear sua URL, o Google vai deixa-la no seu banco de dados. É aí que acontece a indexação. Os fatores básicos de uma boa indexação são:
Depois dessa avaliação, seu site será indexado e receberá uma pontuação.
Nessa etapa, o Google utiliza uma série de algoritmos para determinar quem vai ficar em casa posição. Um dos algoritmos utilizados é o PageRank. Segundo esse algoritmo, quanto mais votos o site tiver, isto é, quanto mais links apontarem para ele, maior é a sua autoridade e, consequentemente, seu PageRank. Trata-se, então, de uma transferência de relevância.
Como esse algoritmo começou a ser manipulado negativamente, outros algoritmos passaram a ser utilizados também, como o Trust Rank, que avalia a reputação de um site específico. Ou seja, agora, não importa apenas a quantidade de links, mas também a qualidade. Além disso, o Google também avalia os sites com que você se relaciona.
Agora que você já sabe como funciona o Google e como influenciar positivamente esse processo, avalie quais são as melhores estratégias para melhorar o seu site e a experiência do seu usuário. Até breve!
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